Grupo espanhol pretende investir em energia solar no estado |
O Rio Grande do Norte pode ganhar novos investimentos em energia solar. Executivos espanhóis da Assyce Group, empresa de engenharia, construção e comercialização de energias alternativas, estiveram reunidos nesta semana com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco Segundo de Paula, e mostraram interesse em firmar parcerias para construir uma fábrica no estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico visitou as instalações da Assyce Group no início do ano, quando foi feito o primeiro contato com o grupo espanhol. No encontro desta semana, o diretor-fundador do grupo, Luis Garrido, disse ter demonstrado interesse pelo RN por seu potencial em energia solar e também pela hospitalidade com que é recebido o empresariado no estado.
A intenção do grupo é instalar uma fábrica, mas antes disso Luís Garrido espera fazer um estudo do potencial térmico do RN. Para isso, o diretor-fundador da Assyce busca firmar parcerias com instituições de ensino para um levantamento detalhado.
Garrido visitou o Centro Tecnológico do Gás (CTGas), onde conheceu os projetos em eficiência energética desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), e firmou parceria para o projeto de construção de uma unidade demonstrativa que investigará o processo de energia solar no estado.
“A idéia do grupo é instalar uma indústria voltadas para placas de energia solar, mas precisamos de estudos que mostrem o potencial de energia térmica no Estado, por isso estamos firmando essas parcerias com as instituições”, explicou o diretor Luis Garrido.
*Fonte: Agência RN












