Petróleo e Gás: cursos já lucram com expansão do setor |
Por: Renato Lisboa
Alguns setores já têm um ganho real com a expectativa da expansão do setor de petróleo e gás. Um deles é o da educação, onde os anúncios de cursos técnicos se proliferam pela cidade, qualificando uma mão-de-obra que aguarda ser absorvida por esse mercado e seguir uma carreira promissora.
A rede de ensino Microlins começou a oferecer o curso há um ano e formou cerca de 100 alunos. Em abril, a instituição completará sua décima turma, sendo que, em média, cada uma contém 20 alunos.
O curso objetiva, além de dar uma formação técnica ao aluno, oferecer a possibilidade de compreender o setor de uma maneira mais global, conhecendo a história do petróleo, com acontece a prospecção e todo o caminho da commoditie em sua cadeia produtiva.
O diretor da Microlins Zona Sul, Maurício Santos, confirma que a ideia de implantar o curso aconteceu após os anúncios, por parte do governo federal, dos poços na camada do pré-sal. E assegura que o interesse de jovens pelo curso só vem aumentando. Santos também cita o reforço vindo com o funcionamento da refinaria Clara Camarão, com 11 subprodutos do petróleo, entre eles, o diesel e o tinner.
“Por aí se tem uma ideia da dimensão do que o setor de petróleo e gás pode gerar em empregos. Como geralmente se forma um pólo ao redor dessas empresas, esperamos uma boa oferta de trabalho na região, o que é bom também para os interessados nos cursos, já que esses sub-produtos poderão ter o seu número elevado para mais 40”, fala Santos.
De acordo com ele, quem se forma no Curso de Capacitação em Indústria de Petróleo e gás estará apto para trabalhar nas áreas de refino; plataformas; segurança, meio ambiente e saúde logística; logística e gás natural.












