Ipem inicia fiscalização em operação para o Dia das MãesA operação tem como alvos chupetas, mamadeiras e produtos têxteis de moda feminina. |
Com a aproximação do Dia das Mães, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem) inicia nesta segunda-feira (3) uma operação para fiscalizar alguns produtos que têm sua procura aumentada no período.
A Operação Especial Dia das Mães tem como alvos chupetas, mamadeiras e produtos têxteis (moda feminina) que estejam fora dos parâmetros exigidos pelo Ipem. A fiscalização se estende até sexta-feira (7) e acontece simultaneamente em Natal e Mossoró.
No caso de chupetas e mamadeiras, será verificado se os produtos possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Já com no caso do vestuário de moda feminina serão checadas a composição têxtil e o estado de conservação das peças comercializadas. A checagem será feita com a verificação das etiquetas.
O chefe de fiscalização do Ipem, Vicente Zacarias, espera que o balanço seja positivo após a operação. “Os comerciantes já estão mais ligados, pois a fiscalização é contínua”.
Segundo Zacarias, a quantidade de material apreendido tem diminuído muito e a expectativa é de que continue assim. “Não tenho números, pois assumi o setor neste ano, mas soube que no ano passado esteve tudo dentro das expectativas”, explicou.
O chefe da fiscalização informou que o Ipem atuará com três equipes, duas em Natal, e uma em Mossoró. “Após essa semana de operação, voltamos à fiscalização normal, que já acontece continuamente”, finalizou.
Na capital potiguar, o Ipem começará pelo comércio do Alecrim e supermercado Extra, do Midway Mall, que serão visitados nesta segunda. Nos outros dias de operação serão checados os produtos do comércio do Centro da Cidade, Natal Shopping, shopping Via Direta, Norte Shopping, supermercado Nordestão, Praia Shopping e supermercado Bompreço.












