Vendas de veÃculos no Brasil batem recorde no primeiro quadrimestreMais de 1 milhão de veÃculos foram emplacados no perÃodo. |
No primeiro quadrimestre de 2010, as vendas de veículos novos bateram novo recorde, com 1,066 milhão de unidades emplacadas entre os meses de janeiro e abril, de acordo com dados da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea). Este é o melhor resultado para o período, superando a marca de 2008 (909,2 mil).
No mês passado, foram licenciados 277,9 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com o resultado ainda sendo influenciado pelo efeito da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que acabou em março, mas algumas concessionárias ainda mantiveram o desconto, devido ao estoque obtido enquanto o benefício fiscal ainda estava em vigor.
Em março, foram licenciadas 353,7 mil unidades, o que levou a novas marcas também no primeiro trimestre. Desde abril, os carros a álcool ou flex de mil cilindradas tiveram a alíquota do IPI elevada de 3% para 5%. Já nos de até 2.000 cilindradas, o percentual passou de 7,5% para 11%. Para caminhões, a isenção do tributo permanece até junho, quando a alíquota retorna a 5%.
A isenção do IPI, concedida em dezembro de 2008 e que até o final de 2009 valia também para os carros a gasolina, foi uma das principais medidas tomadas pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica e estimular as vendas no setor. A medida surtiu efeito, e os emplacamentos registraram o terceiro recorde consecutivo no ano passado.












