Consumo de gás natural cresce 15,73% este anoSetor industrial é responsável pelo crescimento. |
O consumo nacional de gás natural fechou o primeiro trimestre deste ano com crescimento 15,73% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi motivado pela expansão do consumo do setor industrial.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), de janeiro a março deste ano foram consumidos diariamente 39,6 milhões de metros cúbicos de gás, em média. Em março, apesar da queda de 4,7% em relação a fevereiro, houve uma expansão de 15,09% sobre março de 2009, também sob a influência do desempenho do setor industrial, com a ajuda do setor de cogeração (aproveitamento do calor rejeitado pelos equipamentos de geração de energia térmica com objetivo de produzir ainda mais energia, aumentando a eficiência do sistema), que cresceu 56,62%
Os números da Abegás indicam que, entre janeiro e março de 2010, o consumo industrial acumulado de gás natural aumentou 33,81%, na comparação com o mesmo período de 2009. A indústria consumiu 24,7 milhões de m³ por dia, que representam 63,25% da média diária do consumo brasileiro de gás natural.
O consumo de gás natural no comércio também aumentou: 2,5%. Em contrapartida, o consumo dos segmentos automotivo, residencial e elétrico apresentou retração de 5,17%, 3,78% e 30,54% respectivamente.
*Fonte: Agência Brasil












