IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/05/2010 09h19 - Atualizado em 04/05/2010 09h19

Varejo aposta em promoções para a Copa do Mundo, aponta Serasa

Pesquisa mostra o otimismo do setor para o período.

A Serasa Experian divulgou nesta terça-feira (4), a Pesquisa de Perspectiva Empresarial, que mostra o otimismo do comércio para a Copa do Mundo 2010. Cerca de 50% dos empresários do varejo esperam aumento de faturamento do seu negócio, em virtude do torneio mundial. Para 35% o seu faturamento não terá nenhuma alteração e para 15% o faturamento deve cair.

Na análise por porte, as grandes empresas têm 74% de seus empresários apostando no aumento dos lucros. Nas médias são 56% compartilhando desta opinião, sendo que para 33%, não deverá haver mudanças. Nas pequenas empresas, 48% apostam em aumento, 36% em manutenção do faturamento atual e 16% em redução.

Na análise por regiões, a maior parcela de empresários otimistas está na Região Norte, com 64% dos entrevistados, que vêem o faturamento de seu negócio em alta, em decorrência da Copa do Mundo. No Nordeste são 61% acreditando no potencial da Copa da África, Centro-Oeste 54% e Sudeste 50%. Os empresários do Sul estão divididos sobre os impactos da Copa do Mundo, 42% acham que o faturamento crescerá e 42% acham que tudo ficará como está.

Os empresários das grandes empresas do varejo vão empreender promoções para ampliar as vendas durante a Copa, de acordo com 66% dos entrevistados. Nas médias empresas 59% seguirão esta política. No pequeno varejo, 40% farão promoções e 60% não tomarão esta iniciativa.

A Região Nordeste tem 58% de seus varejistas pretendendo fazer promoções para o período da Copa do Mundo. Nesta mesma direção estão 56% do varejo do Norte e 55% do Centro-Oeste. No Sul, 44% farão promoções e 56% não. O Sudeste é a Região onde os varejistas estão menos propensos às promoções: 38% farão e 56% manterão as propostas atuais. Os produtos que deverão ser mais procurados na Copa serão: artigos para torcida (53%), TV de alta definição (22%), bebidas em geral (16%), TV convencional (4%), e eletrônicos (1%), entre outros.

Para 57% dos varejistas de todo o Brasil o horário dos jogos da Copa do Mundo vai atrapalhar seu negócio e para 43% não. O pequeno varejo também compartilha essa visão, que divide a mesma opinião sobre a questão. Já o médio varejo é o setor que se sente mais prejudicado com o horário dos jogos, de acordo com 59% de seus empresários. Na grande empresa, a situação é oposta, 44% acham que seu negócio será impactado e 56% não.

O varejo de todas as Regiões sente que o horário dos jogos atrapalhará seu negócio. No Norte isto é apontado por 59% do comércio, no Sudeste também 59% dos estabelecimentos, no Sul 57%, no Centro-Oeste 54% e no Nordeste 49%.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo