Procura por pacotes de viagem para férias de julho aumenta 25% este ano |
Neste mês de maio, começa a procura por pacotes de viagem para as férias do meio do ano e as agências de viagens apostam nas facilidades de crédito para conquistar clientes. Em Natal, as operadoras de turismo estão otimistas quanto ao aumento das vendas este ano, e projetam um crescimento em torno de 25% em relação mesmo período do ano passado.
De acordo com a diretora de Assuntos de Mercado da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-RN), Michele Pereira, esse otimismo é resultado do baixo preço do dólar e do euro, que tem estimulado mais pessoas a viajarem para fora do país e também do maior controle da gripe H1N1. “No ano passado, as pessoas estavam com medo de viajar por causa da epidemia de gripe, muita gente acabou desistindo. Agora, com os preços mais acessíveis e a epidemia controlada, os clientes estão viajando novamente”, disse.
Para a gerente da agência de viagens CVC em Natal, Bárbara Godeiro, as vendas este ano estão superando e muito as expectativas para o período. “Ainda é muito cedo para falarmos em porcentagem, mas as nossas lojas estão cheias de clientes o tempo todo, diferentemente desse mesmo período do ano passado, época em que muita gente estava com medo da gripe H1N1 e também a economia ainda sofria com reflexos da crise financeira mundial”, revelou a gerente.
Entre os destinos internacionais, a preferência do potiguar tem sido os locais mais frios, como Bariloche e Buenos Aires, na Argentina; e Santiago no Chile. O circuito europeu formado por Portugal, Itália e Espanha também tem sido bastante procurado pelo público, assim como Orlando, nos Estados Unidos.
Já entre os destinos nacionais, as Serras Gaúchas e Catarinenses lideram a procura por pacotes de viagem em Natal. Campos do Jordão, em São Paulo, e até mesmo Martins, aqui no Estado, também estão sendo bastante procurados. Para quem viaja com crianças, os resorts e parques aquáticos do Ceará, Paraíba e Pernambuco são os destinos preferidos.
Copa 2010
A Copa do Mundo deste ano não tem despertado o interesse do natalense para viajar para a África do Sul. Segundo a diretora da Reis Magos Turismo, Rayanna Maia, os altos preços dos pacotes – até mesmo os que não incluem ingressos para os jogos – têm desestimulado os clientes a procurar ver a Copa do Mundo de perto.
“Está muito caro viajar para a Copa 2010. alguns clientes até perguntam, mas desistem quando descobrem o preço. Além disso, o fato de ter de tomar vacinas e todas as questões práticas que envolvem uma viagem a um país como a África do Sul, fazem com que eles mudem de ideia. Pacotes para a Copa da Alemanha, em 2006, foram bem mais procurados”, disse Rayanna.












