Inscrições para o ProJovem Trabalhador começam segunda-feiraSão oferecidas 2 mil vagas para estudantes com idades entre 18 e 29 anos. |
O prazo para as inscrições no programa ProJovem Trabalhador começa nesta segunda-feira (10) e vai até sexta-feira (14). Podem participar jovens em situação de desemprego, com idade entre 18 e 29 anos, e membros de família com renda mensal de até um salário mínimo. As inscrições podem ser feitas nas Casas dos Ofícios, Telecentros Comunitários, Centros Públicos e na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), entre as 8h e 18h. É necessário apresentar Identidade e CPF.
Para fazer parte do programa, o jovem também deve estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou ter cursado o ensino médio, e não estar ou nem ter concluído o ensino superior. “O Programa é voltado para os jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, afirma o titular da Semtas, Alcedo Borges.
São oferecidas 2 mil vagas para jovens participantes, que terão qualificação por seis meses, bolsa - auxilio de 100 reais, vale transporte e lanche. Os cursos terão carga horária de quatro horas/dia , nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação e Beleza e Estética com 20 turmas, beneficiando 500 jovens; Construção e Reparos, Educação e trabalho em Madeira e Móveis com 22 turmas, voltado para 550 jovens; Metalmecânica, Serviços Domiciliares e Telemática com 18 turmas, para 450 jovens; e Turismo e Hospitalidade, e Vestuário com 20 turmas, beneficiando 500 jovens.
Os locais de realização dos cursos ainda serão divulgados, mas as instituições que realizarão a qualificação social e profissional do Projeto ProJovem Trabalhador– Juventude Cidadã já foram anunciadas, serão: Núcleo de Desenvolvimento Social– NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES.












