Copa 2014: Comissão municipal articulará secretarias e acompanhará obras |
Com a missão de cumprir o calendário de obras da Copa do Mundo de 2014 dentro dos prazos estabelecidos, a prefeitura oficializou nesta quarta-feira (5) a criação da Comissão Permanente de Planejamento e Execução de Obras da Copa 2014. Formada por seis órgãos municipais, a comissão ficará responsável por acompanhar a execução dos procedimentos referentes ao mundial.
A criação da comissão, realizada por meio do decreto n° 9.064 assinado pela prefeita Micarla de Sousa e publicado na edição desta quinta do Diário Oficial do Município (DOM), foi uma forma de articular e sistematizar o trabalho dos órgãos municipais para dar maior agilidade aos projetos e assim cumprir o cronograma da Copa.
A comissão será integrada pelas secretarias de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi); do Gabinete da Prefeita (Segap); de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla); de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); de Mobilidade Urbana (Semob); além da Procuradoria Geral do Município.
O procurador geral do município, Bruno Macedo, ressaltou a importância da comissão reforçando a necessidade de otimizar o encaminhamento dos procedimentos. “É uma comissão de caráter executivo (voltada para a execução das obras) que será formada por servidores especializados de cada órgão, uma força tarefa para orientar os processos da Copa”, afirmou o procurador.
Macedo explicou que as obras de mobilidade urbana exigirão uma série de desapropriações de imóveis, e para que o processo seja agilizado, é essencial o trabalho conjunto das secretarias. “É um trabalho simultâneo com a avaliação e caracterização das áreas, identificação dos proprietários, adiantamento dos processos. Para licitar é preciso que os espaços estejam livres para as obras”, detalhou o procurador geral.

As primeiras desapropriações estão previstas para acontecerem nas imediações da avenida Mário Negócio, no bairro das Quintas, zona Oeste, nas imediações do Complexo da Urbana e na avenida Mor Gouveia, que ganhará um corredor de ônibus e ciclovias. Nos dois locais estão previstas as primeiras obras de mobilidade urbana do município visando a realização da Copa.
Comissão já estava prevista
A criação da Comissão Permanente de Planejamento e Execução das Obras da Copa do Mundo de 2014 já estava previsto pelo poder municipal. A informação é do ex-secretário especial da Copa e atual secretário de Planejamento do Município, Antônio Carlos Luna, que explicou o decreto publicado nesta quarta apenas como uma oficialização do projeto.
Segundo Luna, desde a criação da Secretaria de Planejamento das Obras da Copa e sua posterior nomeação como secretário especial, no dia 3 de fevereiro, a o projeto da comissão já estava em mente. “Agora só resta a nomeação da equipe que ficará responsável pelo funcionamento da comissão”, pontuou.
De acordo com o decreto publicado no DOM, a prefeita Micarla de Sousa nomeará 15 representantes para a comissão, que será presidida por um membro da Procuradoria Geral do Município, a ser nomeado dentro do prazo de dez dias em portaria assinada pelo secretário de Obras Públicas, Demetrio Torres.












