Correção da tabela do Imposto de Renda deveria ser superior a 4,5%, diz economistaAcordo do governo com centrais sindicais era de reajuste de 4,5%, diz ministro Luiz Sérgio. |
Por: Lidiane Lins
O economista Henderson Oliveira vê com bons olhos o reajuste de 4,5% da tabela do Imposto de Renda 2011, que será determinado através de Medida Provisória (MP) nos próximos dias, embora acredite que essa porcentagem ainda poderia ser mais alta, para causar um impacto real na economia brasileira.
"Com essa correção na tabela, aumentará o número de contribuintes isentos da declaração do imposto de renda, o que representará uma maior injeção de dinheiro na economia, mas acredito que esse reajuste deveria ser maior, como os 6,46% propostos pelas centrais sindicais", disse o economista.
O reajuste da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 4,5% deve ser estabelecido através de MP pela presidenta Dilma Rousseff, para evitar disputas no Congresso Nacional e o embate com líderes sindicais, que pleiteiam a correção de pelo menos 6,46%.
O reajuste da tabela do IRPF faz parte do acordo firmado há quatro anos com as centrais sindicais, que agora pretendem questionar o percentual anunciado pelo governo. Na quinta-feira (24), a presidenta determinou que o ministro da Fazenda Guido Mantega preparasse a MP para o reajuste da tabela, a fim de que a mesma entre em vigor já nos próximos dias.
O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, disse na tarde de quinta-feira que a Medida Provisória da correção da tabela do IRPF será enviada possivelmente no início da próxima semana, para que tenha efeito imediato.
Luiz Sérgio disse que o governo não teme um novo embate com as centrais sindicais, após a aprovação da proposta de um salário mínimo de R$ 545, ocorrida na noite de quarta-feira (23).
"O Planalto fez um acordo com os sindicalistas em relação ao tema e vai cumprir o que foi estabelecido, ou seja, os 4,5% de correção", disse o ministro.
Imposto de Renda 2011
A entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 começa já na próxima semana, no dia 1º de março e o prazo se estende até o dia 29 de abril. O contribuinte que estiver apto a declarar IR e não o fizer, estará sujeito a pagar multa mínima de R$ 165,74.
A declaração do Imposto de Renda 2011 não poderá mais ser feita via formulários, poderá ser feita somente pela internet, através do programa de imposto de renda da Receita Federal, conhecido como Receitanet, ou nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal via disquete.














