Pedidos de falência cedem 25% em abril, segundo SerasaQueda de pedidos de falências entre micro e pequenas empresas foi maior, de 26,8%. |
A quantidade de pedidos de falência caiu 25% em abril, de acordo com a Serasa Experian. Porém o número requerido de falências de pequenas e micro empresas registrou uma queda um pouco maior, chegando a 26,8%.
O recuo também foi observado entre as médias empresas (9,1%, de 44 para 40) e as grandes (42,8%, de 28 para 16). No total, houve redução de 25,1% nos requerimentos de falência, de 195 registros em março para 146 em abril.
Em relação às falências decretadas, a comparação mensal entre abril e março de 2010 mostra alta de 7,1% concentrada entre as pequenas empresas, já que as médias e grandes mantiveram os patamares de março.
Quando se comparam os quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o número de falências requeridas cai 8,7%. As médias empresas se destacam, com 14,4% de queda no período.
De acordo com a análise do Serasa, com algumas exceções, decorrentes das dificuldades das empresas exportadoras, os indicadores de insolvência das empresas apresentam quedas, tanto na comparação mensal quanto na quadrimestral.
“O crescimento das receitas tem facilitado a administração do fluxo de caixa das empresas, mesmo em um ambiente de crédito ainda não normalizado para os negócios”, expressa a análise.
A Serasa aponta que a perspectiva é de que os indicadores de falências e recuperações continuem em queda, por conta das melhores condições financeiras das empresas e pela recuperação, mesmo que lenta, do crédito às empresas.












