Mercado de eventos está em expansão em NatalEmpresas especializadas em formaturas se reúnem em evento na próxima semana. |
O setor de produção e organização de eventos tem apresentado crescimento significativo na capital potiguar. Nos últimos dez anos, o número de empresas cerimoniais se multiplicou, provando que casamentos e formaturas, atualmente, são muito bons para os negócios.
Além dos tradicionais salões onde as festas são realizadas, a organização de eventos como esses envolve toda uma cadeia de empresas e profissionais de diferentes áreas, desde confeitarias, a orquestras, fotógrafos e barman.
Apesar do crescimento, o setor no Rio Grande do Norte ainda não está organizado. Não há associação representativa nem números oficiais em relação à quantidade de empresas hoje atuam nesse mercado.
O Átrios Recepções, primeiro salão especializado em festas de Natal, foi inaugurado em 1991 e desde então, vem acompanhando o desenvolvimento do setor na cidade. De acordo com a proprietária, Júcia Barreto, o Átrios mudou a forma de fazer festa do natalense. “Antes, as pessoas só faziam festa em casa ou em clubes, como a AABB. Criamos o Átrios para atender a carência de um lugar específico para eventos”, disse a empresária.
“Antes, nós apenas alugávamos o espaço e oferecíamos o serviço de fotos e filmagem. Agora, com muito mais variedades de serviços disponíveis para festas, os clientes estão mais exigentes. Para acompanharmos essa tendência, passamos a oferecer até 90% dos serviços das festas”, completou Júcia Barreto.
Segundo Esmeraldina Brito, do Ômega Cerimoniais, há 10 anos, sete empresas realizavam cerimoniais em Natal, sendo que apenas quatro delas também eram especializadas em organizar formaturas. “Hoje em dia, já perdi as contas de quantas existem. Mas o mercado tem crescido tão rápido, que há demanda para todas”, revelou.
De olho nessa expansão, os empresários Cláudio Menezes e Augusto Benfica, da Siga Comunicação, resolveram organizar uma feira para reunir as principais empresas especializadas em formaturas e expor seus produtos e serviços. A Expo Formatura, que será realizada pela primeira vez no Estado, vai começar na próxima terça (11) e vai até a quinta-feira (13), das 14h às 22h, no Hotel Praia Mar.
O evento será gratuito e tem por objetivo auxiliar os formandos a escolherem os serviços e produtos certos para sua festa. Um dos principais diferenciais do evento serão os shows musicais, as principais bandas e orquestras do Estado farão apresentações para que os formandos e comissões de formaturas possam conhecer o trabalho de todas e escolherem os músicos que mais gostaram.
“O mercado de formaturas está crescendo cada vez mais, acompanhando o aumento do número de faculdades e de cursos. Consequentemente, temos mais estudantes interessados em se formar. Decidimos reunir em um único local empresas que trabalham com esse tipo de evento para fazer essa aproximação”, disse Cláudio Menezes, um dos coordenadores da Expo Formatura.
Segundo ele, as festas estão cada vez mais caras. Para produzir uma festa de formatura, hoje em dia, gasta-se entre R$ 80 mil e R$ 250 mil, dependendo dos serviços que a turma quer contratar. “Os estudantes estão investindo alto nas festas, seja a formatura do ensino médio ou superior, porque querem que aquele momento único seja inesquecível, com todos os detalhes e surpresas que ele merece”, revelou Menezes.












