Comércio faz estimativas de crescimento para primeira grande data do anoCDL Natal acredita em 7,5% de incremento, no entanto shoppings e comércio de rua estão mais otimistas. |
Por: Felipe Gibson
Considerada a primeira grande data do ano para o comércio, o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (8), deve trazer um incremento de 7,5% para o setor, de acordo com a estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal). A expectativa é ainda maior nos shoppings e Alecrim, que esperam até 25% de crescimento em relação às vendas em maio de 2010.
"É a primeira grande data do ano e a terceira no geral, só ficando atrás do Natal e do Liquida Natal", destaca o superintendente da CDL Natal, Adelmo Freire. Mesmo com a importância da data, o crescimento esperado para este ano ficou abaixo do estimado entre 2009 e 2010, fato que Freire relaciona ao momento econômico. "É um ano diferente, mais estável, fora a influência de fatores como a inflação", explica.
Nos principais shoppings de Natal, o otimismo é grande. O Natal Shopping, espera crescimento acima dos 10%, enquanto Midway Mall estima entre até 15% de incremento, mesma margem trabalhada pelo Praia Shopping. Porém o mais otimista é o Norte Shopping, que aguarda 25% de aumento nas vendas. No comércio de rua, a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) acredita em um índice entre 15% e 25%.
"O mercado está em maior equilíbrio e ninguém tem medo de colocar a mão no bolso para presentear a mãe. Aliado a isso, as condições de preços são interessantes, com um alinhamento positivo entre as lojas", ressalta o presidente da Associação dos Lojistas do Natal Shopping, Gustavo Macedo.
No Midway Mall, o presidente da Associação dos Lojistas do shopping, Edmilson Teixeira revela que o incremento a ser observado na data também tem influência da promoção de aniversário do estabelecimento. A campanha sorteia seis Fiats Bravo zero quilômetro ao público. A cada R$ 50 em notas fiscais, o cliente ganha um cupom.
Além do crescimento nas vendas, o Dia das Mães também reflete nas contratações temporárias. No Norte Shopping, a expectativa é contratar cerca de 180 funcionários temporários durante o mês de maio.
Setores
Não é novidade que os segmentos de moda feminina, perfumaria, cosméticos e calçados crescem consideravelmente no Dia das Mães. Porém, nos últimos anos, o setor de eletroeletrônicos vem abocanhando uma boa fatia do mercado. "Hoje temos mães modernas e antenadas, que querem participar do mercado digital", avalia Gustavo Macedo.
No comércio do Alecrim, por exemplo, o presidente da Aeba, Aílson Feitosa, acredita que os eletroeletrônicos devem liderar as vendas para a data. "Nos últimos três anos o setor deu uma acentuada, o que tem a ver com a melhora do poder aquisitivo", acrescenta.
Mais um segmento que vem sinalizando boas vendas é o de decoração. De acordo com Edmílson Teixeira, mais pessoas têm procurado presentear as mães com utensílios para dar o chamado "upgrade" na casa, como jogos de talheres, quadros, entre outros artigos.
Promoções
As campanhas promocionais são um motivo a mais para comprar no Dia das Mães. Os shoppings têm lançado promoções em que os clientes levam brindes a partir de determinados valores de compra. Algumas das promoções podem ser encontradas no Praia Shopping e Norte Shopping.
No Praia Shopping, a cada R$ 150 em compras, o cliente ganha um refil de bolsa. Enquanto isso, o Norte Shopping oferece um kit de beleza para quem comprar a partir de R$ 100,00. Juntando o valor de R$ 2, o cliente leva o brinde da promoção, que é válida de 25 de abril a 8 de maio.












