10/05/2010 16h59 - Atualizado em 10/05/2010 16h59
Dia das Mães: shoppings esperam confirmar incremento previstoIntensificação do movimento no fim de semana da data gera otimismo. |
Após uma semana cercada de expectativa com estimativas de até 30% de lucro, os shoppings de Natal mantêm o otimismo quanto ao resultado do balanço comercial do Dia das Mães. O aumento no movimento dos estabelecimentos, principalmente nos dias que antecederam a data, deixou o setor comercial otimista de que os crescimentos previstos se confirmem.
O presidente da Associação dos Lojistas do Midway Mall, Edmílson Teixeira, e com a gerente de Marketing do Praia Shopping, Danielle Leal, disseram esperar um resultado dentro da expectativa criada. No caso do Midway, é aguardado um incremento de 30% em relação ao ano passado. Já no Praia Shopping, o crescimento esperado é de 7% a 10%.
De acordo com Edmílson Teixeira, o incremento deve se confirmar com a divulgação do balanço comercial do shopping, que sairá nesta terça (11) ou quarta-feira (12). “O movimento era o que nós esperávamos. Principalmente na quinta, sexta e sábado, quando o shopping lotou e as vendas foram muito boas”, avaliou o presidente da Associação dos Lojistas do Midway Mall.
Para a gerente de marketing do Praia Shopping a intensificação no fluxo de pessoas, que começou na quarta-feira antes do Dia das Mães, também deixa o setor comercial otimista para o resultado, que deve ser divulgado até o fim do mês. “As pessoas costumam deixar para última hora e quando chegou perto o movimento intensificou”, explica Danielle Leal.
No Natal Shopping a expectativa era um incremento de 13% a 15% no setor comercial em relação a 2009.
Consumidores deixaram para última hora
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia das Mães apontou que mais uma vez o brasileiro deixou as compras para a última hora. Os dados indicam que no final de semana da data (07 a 09 de maio), as vendas do comércio cresceram 7,2%, na comparação com final de semana do Dia das Mães de 2009 (08 a 10 de Maio).
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta de 7,2% em dimensão nacional, registrada no final de semana, é explicada pela expansão favorável da massa salarial num ambiente de crescimento vigoroso da economia brasileira, bem como pelas condições de crédito ainda bastantes favoráveis encontradas pelo consumidor no varejo.
Ou seja, a alta dos juros (taxa Selic), determinada pelo Banco Central no final de abril, não conseguiu afetar, negativamente, o ímpeto dos consumidores e nem as promoções do comércio, pelo menos para o Dia das Mães deste ano.
As vendas durante a semana do Dia das Mães (03 a 09 de maio) também apresentaram crescimento, embora em menor ritmo. De acordo com o levantamento, houve uma elevação de 3,3%, em relação à semana do Dia das Mães do ano anterior (04 a 10 de maio).












