Potencialidades do RN são apresentadas para investidores estrangeiros no Nordeste Invest |
O titular da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Fernando Fernandes, participou de uma apresentação sobre os potenciais turísticos do Rio Grande do Norte para investidores estrangeiros presentes no Nordeste Invest, evento que está sendo realizado no Centro de Convenções, e seguirá até esta quarta-feira (12).
Participaram também do painel “RN: Estado de Oportunidades“ o secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, o secretário Estadual do Turismo, Múcio Sá e o vice-presidente da ADIT, Silvio Bezerra.
Na ocasião, Fernandes apresentou as ações que vem sendo desenvolvidas para a Copa do Mundo em Natal, assim como as oportunidades de investimentos no Estado, em virtude no evento esportivo. “A cidade está unida neste momento. A Copa não será só a realização dos jogos, isso é o de menos. O que ganharemos é o legado que toda a estrutura trará para nós”, disse Fernandes.
Segundo ele, a cidade estará em evidência já a partir de julho, quando for dado o apito final da Copa da África do Sul, e o governo do estado está desenvolvendo projetos para aproveitar ao máximo os investimentos e essa exposição. “Teremos R$ 160 milhões em recursos da Embratur para a divulgação de Natal como cidade-sede. Nossa expectativa é recebermos entre 600 e 800 mil turistas no período da Copa do Mundo ”.
Ao citar as obras de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, uma das principais para a preparação da cidade, Fernandes ressaltou a necessidade da publicação do edital para dar início ao processo licitatório do aeroporto. “Temos três grupos interessados na concessão do aeroporto, mas estamos aguardando a assinatura do decreto do presidente Lula. Esperamos lançar o edital ainda em maio”, afirmou o secretário.
De acordo com o secretário Estadual de Turismo, Múcio Sá, Esse é o período ideal para fazer investimentos no Brasil e no Estado, não apenas por causa da Copa do Mundo, mas pelo momento econômico pelo qual o país vem passando nos últimos anos.
“A Copa 2014 não é encarada como a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Estamos vivendo um momento de crescimento econômico independente do Governo, no qual os empresários estão prosperando, a classe média está prosperando e o poder aquisitivo da população está aumentando”, ressaltou o secretário.
Para Múcio Sá, o setor hoteleiro no Rio Grande do Norte irá concentrar boa parte dos investimentos nesse período. “Nós já temos uma das redes hoteleiras mais completas do Nordeste e continuamos a atrair a atenção de algumas das principais redes de hotéis do mundo”, afirmou.
Um dos principais objetivos do governo do Estado, segundo ele, será o desenvolvimento do turismo no interior do Rio Grande do Norte. “O eixo Natal – Pipa já está consolidado na rota turística do RN. Agora, estamos procurando desenvolver as regiões do interior do Estado. Inserir as belezas naturais e históricas do interior na rota turística do RN será um dos nossos maiores desafios”, concluiu Múcio Sá.












