Tributos encarecem produtos mais vendidos no Dia dos NamoradosTributação pode representar mais de 78% nos preços dos principais produtos da data comemorativa. |
Por: Redação
Os presentes que costumam integrar a lista de presentes do Dia dos Namorados têm apresentado preços salgados para os casais. Além dos valores subirem com o aquecimento do comércio, principalmente na semana da data, os tributos que incidem sobre os produtos têm grande peso na conta. Perfumes, jóias, bombons e buquê de flores são alguns dos exemplos.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que os perfumes importados estão no topo da lista, com 78,43% do preço em tributos, cerca de R$ 117 a cada R$ 150 pagos. O perfume nacional não fica muito atrás, e registra uma incidência de 69,13%.
No vestuário, setor que costuma se destacar no Dia dos Namorados, podem ser encontrados percentuais menos pesados. Roupas e sapatos apresentam tributação de 36,47% e 36,17%, respectivamente. No caso das joias mais da metade do preço é destinado aos tributos (50,44%).
Casais mais modernos encontram nos aparelhos MP3 e Ipod 49,45% de carga tributáriam enquanto os celulares carregam 39,8% de tributos. Lembranças mais românticas também estão na lista, com destaque para os bombons (37,61%). Estão no ranking ainda cartão do Dia dos Namorados (37,48%), ursinho de pelúcia (29,92%) e buquê de flores (17,71%).
O casal optou por uma saída? O jantar no restaurante tem 32,31% de tributação. Teatro e cinema vêm na sequência, ambos com 30,25% de incidência nos preços.












