Comércio e bares se preparam para chegada da Copa 2010Expectativa é de aumento na venda de televisore e aumento da clientela nos bares |
Foram conhecidos nesta terça-feira (11) os 23 convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2010 e o clima de expectativa já toma conta dos brasileiros para o mundial, que acontece entre 11 de junho e 11 de julho.
Enquanto isso, no setor comercial, os preparativos para o mundial começam a ser ensaiados. Entre os setores que esperam um bom incremento estão os bares, lojas que trabalham com venda de televisores, além do comércio de acessórios.
Em Natal, bares que tradicionalmente passam jogos de futebol prometem investir em estrutura para receber clientes durante a Copa de 2010. É o exemplo do Bar do Gil. O proprietário Francisco Gonçalves adiantou que a pretensão é abrir um novo espaço vizinho ao estabelecimento para passar os jogos do mundial. “O projeto prevê a construção de outro bar ao lado do Gil, que se chamará G4, mas como a Copa se aproxima vamos utilizar o espaço”, explica.
De acordo com Francisco Gonçalves, como o novo espaço, que contará com dois salões, não terá sua abertura oficializada a tempo, o Bar do Gil ficará responsável por atender a clientela. Os clientes vão poder acompanhar os jogos em duas TVs LCD colocadas no térreo e por um telão, instalado no 1º andar do local. Enquanto isso, o Bar do Gil também estará transmitindo os jogos, com três TVs LCD pela manhã e dois telões durante o fim da tarde e noite.
O proprietário adiantou ainda que vai abrir o bar a partir das 11h exclusivamente durante a Copa do Mundo. Porém ainda não definiu se o estabelecimento vai funcionar também na segunda, dia em que o Bar do Gil fica fechado normalmente.
No bairro do Alecrim, que concentra grande parte do mercado de acessórios, a expectativa é que a procura pelos produtos aconteça quando a Copa do Mundo estiver mais próxima. Segundo o presidente da Associação dos Empresários do Alecrim, Aílson Feitosa, o que tem se notado é que comércio ainda está “meio nebuloso”. “A preocupação maior está no atacado. Alguns comerciantes já viajaram a São Paulo em busca de produtos, já o varejo deixa mais para última hora”, conta.
Sobre o aquecimento das vendas durante o mundial, Feitosa disse acreditar que os comerciantes estão com um “pé atrás para investir”. “O que acontece é que tudo depende de até aonde o Brasil vai, e isso causa certo medo nos comerciantes na hora de investir”, explica o presidente da associação.
No setor que trabalha com a venda de televisores a expectativa também é boa para a chegada do mundial e ofertas devem ser oferecidas especialmente para a Copa do Mundo. O vendedor Douglas Góis da Rocha, da Laser Eletro do Midway Mall, explica que a procura não se intensificou até o momento, no entanto uma tabela de ofertas ainda é aguardada da matriz de Recife visando o evento.
Outra expectativa, segundo Douglas, é a chegada de novos televisores antes do mundial, como por exemplo, a Samsung 3D, entre outras TVs de última geração. De acordo com o vendedor, os clientes devem começar a vir no começo de junho, com a aproximação da copa. Para ele os televisores mais procurados devem ser os digitais.












