13/04/2010 17h27 - Atualizado em 13/04/2010 17h27
Projeto de lei deverá reduzir IPVA para veÃculos com GNV |
Um projeto de lei que deverá conceder desconto no IPVA de carros movidos a GNV será discutido nesta quarta-feira, 14, em audiência pública às 9h, na Assembleia Legislativa. O projeto, de autoria do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), terá o objetivo de tentar reverter a difícil situação em que se encontram as convertedoras de GNV no estado e reaquecer o mercado, incentivando os motoristas a optar por este tipo de combustível.
De acordo com o deputado, o número de convertedores tem reduzido cada vez mais. Em 2006, havia cerca de 30 empresas fazendo a conversão para GNV no estado. Agora, restam apenas cinco, sendo três em Natal e duas em Mossoró. “Segundo os organismos de inspeção, o número de homologações de retiradas de kits gás já é maior do que o número de instalações”, disse Nogueira.
O deputado convidou empresas instaladoras dos kits gás e organismos de inspeção, representantes de segmentos que utilizam o GNV, além dos órgãos públicos competentes, como Detran e INMETRO, para debater a situação do GNV no Estado. Na ocasião, Nogueira espera sugestões para o projeto de lei que possa reaquecer o mercado do GNV no Rio Grande do Norte, através da cobrança diferenciada do IPVA para carros convertidos.
“Esperamos, através da criação do projeto de lei, sensibilizar o governo a reduzir a alíquota do IPVA para cerca de 1% para veículos convertidos, a exemplo do que já acontece em estados como o Rio de Janeiro e Paraná. Talvez só a diminuição do IPVA não resolva o problema, mas já incentiva bastante os motoristas”, revelou Nogueira.












