Vendas do comércio potiguar aumentam acima da média nacional |
O mês de março foi bastante positivo para o comércio varejista potiguar. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 12.05, pela Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, as vendas no estado cresceram, no terceiro mês de 2010, 18,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Quando tomamos o crescimento do comércio varejista ampliado (que inclui os setores de materiais de construção e automóveis), o aumento foi ainda maior – 26,1%. Em ambos, o desempenho potiguar ficou acima da média nacional que foi de 15,7% para o comércio varejista e de 15,5% para o ampliado.
Voltando ao Rio Grande do Norte, na comparação entre março e fevereiro deste ano, o terceiro mês registra aumentos de 7,6% (no caso do varejista) e 15,6% (ampliado). Aliás, a análise dos dois números dá uma boa ideia do grande alavancador das vendas em março: a correria dos consumidores às lojas de carros diante do iminente fim da redução do IPI para veículos novos (que terminou em 31 de março). Na época, a produção de veículos no país bateu recorde para mês, com a fabricação de 330.980 unidades, de acordo com os dados que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões divulgados pela Anfavea (associação das montadoras). A maior marca até então havia sido registrada em julho de 2008 (318,4 mil).
Trimestre
No acumulado do primeiro trimestre do ano, a alta média das vendas do comércio varejista potiguar é de 12,4%, bem acima dos 2,9% de média do primeiro trimestre de 2009, em pleno olho do furacão da crise internacional. E é justamente aí que estaria a segunda explicação para a alta, segundo o presidente da Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz. “O primeiro trimestre de 2009 foi baixo, com valores acanhados, até porque, vivíamos o auge da crise internacional. Vivemos agora, claramente um momento de retomada das vendas. Felizmente” diz Queiroz.
Contexto
No contexto regional, tomando o crescimento do comércio varejista, o RN, ficou atrás do Piauí (20,7%), Ceará (20,6%) e Bahia (19%). No topo do ranking nacional está o Tocantins que apresentou taxa de crescimento de 48,5%. Em seguida, vem os estados de Roraima e Acre com 31,7% e 31,5% respectivamente.
Sete das dez atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas com ajuste sazonal, com os seguintes resultados: Veículos e motos, partes e peças (10,3%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,6%); Material de construção (3,0%); Tecidos, vestuário e calçados (1,5%); Combustíveis e lubrificantes (1,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,4%); Móveis e eletrodomésticos (-0,1%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%).
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