Convênio com BNB incentiva desenvolvimento sustentável no RNBanco do Nordeste realizará estudo para apontar deficiências e estabelecer o valor do acordo com o governo. |
Por: Mara Rochele
O desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte será uma das prioridades para os investimentos do Banco do Nordeste. A notícia foi anunciada na manhã desta sexta-feira (22) pelo presidente da instituição Jurandir Vieira Santiago, em uma entrevista coletiva realizada na governadoria.
Durante a visita do presidente Jurandir Santiago foi assinado um convênio com o Governo do Estado através da chefe do executivo, Rosalba Ciarlini, que possibilita o desenvolvimento de ações conjuntas em quatro grandes áreas: infraestrutura; ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento local sustentável e promoção de investimento no turismo e negócios. "Esse convênio pode ser chamado de ‘guarda-chuva' porque a gente espera que ‘cubra' todo o Rio Grande do Norte com investimentos" disse Rosalba Ciarlini.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste o valor do acordo ainda não está definido. Primeiro será elaborado um estudo apontando as principais deficiências do estado e só então, será feito um projeto de investimento específico de acordo com cada necessidade. "Esse acordo tem o objetivo de que o banco e o governo se unam para potencializar os investimentos", disse Santiago.
Em seu discurso a governadora Rosalba Ciarlini disse que a partir dessa parceria, o banco poderá participar mais ativamente das ações do governo do estado promovendo desenvolvimento em todos os municípios potiguares. "O banco recebeu a difícil missão de alinhar o crescimento do Nordeste com outras regiões do país no que diz respeito ao combate da pobreza e da miséria" afirma a chefe do executivo estadual.
As micro e pequenas empresas terão uma atenção especial. De acordo com Jurandir Santiago só em 2010 foram investidos cerca de R$ 180 milhões nas pequenas e micro empresas do RN. "O microcrédito é uma das marcas mais fortes do banco, é o passo inicial para a criação de novos empreendimentos" argumenta Santiago. Além de conceder o financiamento, o Banco do Nordeste vai gerenciar todo o recurso empregado.
Para o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, "o acordo é uma forma de coordenar os investimentos do Governo com o Banco e fixar as maiores necessidades do RN" e citou ainda como exemplo o Programa Mão Amiga que será lançado no mês de agosto. De acordo com o secretário, o projeto beneficia os pequenos produtores de todo o estado com investimentos conseguidos através de entidades financeiras.
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta também esteve presente da cerimônia de assinatura do convênio e disse que "o banco pode melhorar a condição dos potiguares fazendo com que a concessão de crédito chegue até a sociedade através do governo do estado". O deputado estadual aproveitou ainda presença do presidente do Banco do Nordeste e convidou a participar de uma audiência pública que será realizada em agosto, para discutir incentivos financeiros a cultura do estado.
E quanto ao turismo, "carro-chefe" do Rio Grande do Norte segundo Rosalba Ciarlini, visando a Copa de 2014 a governadora espera atrair investidores brasileiros e internacionais tendo o Banco do Nordeste como mediador.
Ainda participaram da assinatura do convênio o Ministro da Previdência, Senador Garibaldi Alves além do Deputado Federal Paulo Wagner, Deputado Rogério Marinho a Secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, o Secretário Estadual de Turismo, Ramzi Elali e o titular da Secretária Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.














