NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/05/2010 08h48 - Atualizado em 17/05/2010 08h48

Demanda das empresas por crédito recua em abril, aponta Serasa Experian

Busca por crédito foi 5,1% menor e ficou concentrado nas micro e pequenas empresas.

As procura das empresas por crédito foi 5,1% menor em abril, quando comparado a março, segundo a empresa de análise de crédito, Serasa Experian, em dados divulgados agora há pouco. Porém com relação ao mesmo mês no ano passado (quando o desempenho foi influenciado pela crise financeira mundial), a busca por empréstimos subiu 12%.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2010, a demanda das empresas por crédito avançou 12,5%, recuando ligeiramente em relação ao crescimento acumulado verificado por ocasião do primeiro trimestre deste ano (12,7%).

O recuo em abril, de acordo com os economistas do Serasa Experien, deveu-se à menor quantidade de dias úteis em relação a março (20 contra 23) não representando, portanto, desvio da atual tendência de expansão da procura por crédito por parte das empresas brasileiras.

Neste sentido, os avanços anuais, isto é, nas comparações com os mesmos meses de 2009, deverão manter-se em território positivo ao longo dos próximos meses dado que, mesmo com o aperto monetário iniciado pelo Banco Central no final de abril, a economia deverá continuar em crescimento, embora num ritmo mais brando do que o observado nos meses iniciais de 2010.

Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela queda na procura das empresas por crédito, recuando 5,3% em relação a março. Já para as médias empresas, a queda em abril foi menos acentuada, apenas 0,7%. Somente as grandes empresas não apresentaram recuo em suas demandas por crédito, mantendo-se estáveis em relação a março/10.

No acumulado do ano, as grandes empresas lideram a procura por crédito, avançando 14,3% na comparação com os primeiros quatro meses de 2009. As micro e pequenas empresas também estão exibindo crescimento bastante razoável em relação ao primeiro quadrimestre de 2009 (alta de 13,9%). Somente as médias empresas exibem uma dinâmica mais contida na sua busca por crédito, já que muitas delas são empresas exportadoras e que, por isto, ainda encontram um mercado externo ainda se recuperando de forma lenta dos impactos adversos da crise financeira internacional.

Todas as regiões do país registraram queda da procura por crédito de suas empresas no mês passado. O maior recuo mensal deu-se na Região Norte (variação de -15,4% em relação a março/10) ao passo que a menor queda ficou por conta da Região Sul (recuo de apenas 0,7%).


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo