Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/08/2011 12h19 - Atualizado em 16/08/2011 14h12

Leilão Eólico: Resultado das empresas vencedoras pode sair amanhã

No primeiro dia do leilão, será realizada a escolha dos projetos a serem executados a partir de 1º de março de 2014.

Por: Mara Rochele

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Benito Gama, afirmou na manhã desta terça-feira (16), em entrevista ao Portal Mercado Aberto, que o resultado dos projetos eólicos vencedores do leilão já será divulgado ao término do primeiro dia do evento.

"O leilão é como se fosse um processo licitatório, só que com a participação de várias empresas do Brasil cadastradas previamente. Quem apresentar melhor preço ganha" disse Gama.

O secretário explicou ainda que para acompanhar e participar do leilão que será realizado de forma virtual, está sendo montada uma sala de operações no centro administrativo, com sistema de computação próprio ligado ao sistema da Aneel.

No primeiro dia do leilão, chamado de A-3, será realizado a escolha dos projetos a serem executados a partir de 1º de março de 2014. Já no segundo dia do evento, haverá o Leilão de Reserva.

"As empresas escolhidas no Leilão de Reserva serão utilizadas em caso de apagão ou de alguma crise de energia. É uma forma de prevenção" afirma o titula da Sedec. O 3º Leilão de Energia, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será realizado nos dias 17 e 18 de agosto.

Benito Gama disse que, para todos os projetos serem executados, é preciso existir investimentos na logística do transporte de peças e cargas como a ampliação de novas estradas.

Ele explicou ainda que o estado está trabalhando para firmar a cadeia produtiva de aerogeradores no Rio Grande do Norte. "Os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará são produtores autosuficientes de aerogeradores. Eles conseguiram isso depois de três anos de negociação com o poder Executivo Estadual".

Número de projetos
O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de projeto eólicos cadastrados para participar do leilão de energia. De todos os projetos habilitados no país (321 ao todo), 75 estão no estado potiguar. Benito Gama está otimista com os dados "estamos na frente, o RN é detentor de 50% da energia eólica autorizada para o Brasil o equivalente a 1.989 MW".

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo