Projeto incentiva formalização de profissionais e empresas de turismo |
A informalidade com que atuam empresas e prestadores de serviços do ramo turístico vem sendo visto com preocupação a quatro anos da Copa do Mundo de 2014. E é com a meta de incentivar a formalização destes profissionais e estabelecimentos que o Ministério do Turismo veio a Natal nesta segunda-feira (17) para lançar o projeto Empresa Formal, Turismo Legal, no hotel Praiamar, em Ponta Negra.
A ideia é sensibilizar os empreendedores e profissionais para que eles se cadastrem no Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no Setor de Turismo). Por meio do cadastramento, as empresas e prestadores de serviços são oficializados como atuantes no setor turístico e ganham direito a uma série de benefícios exclusivos para os cadastrados no sistema.
O diretor de Programas Regionais do Ministério do Turismo, Edimar Gomes da Silva, explica o que prestadores de serviço e estabelecimentos ganham. “O cadastro terá consequências diretas para as empresas e profissionais“, afirma. Entre os benefícios, Edimar Gomes cita o acesso a linhas de crédito diferenciadas por parte das empresas, que terão direito a um financiamento específico para o setor do turismo.
Além disso, o Ministério do Turismo reforça que a empresa ganha visibilidade ao se cadastrar no sistema, já que passa a ser incluso no mapa turístico e tem a oportunidade de participar de programas e projetos do ministério, direcionados tanto a mercados nacionais quanto internacionais. Para os profissionais, a principal oportunidade aos cadastrados diz respeito à capacitação por meio de cursos e projetos.
Mais do que os benefícios oferecidos, Edimar Gomes lembra ainda que o banco de dados formado pelo Cadastur permite ao ministério calcular com precisão o montante que será investido em marketing no setor turístico. Outra questão lembrada pelo diretor é necessidade de certificação dos hotéis. “Depois que a referência das estrelas acabou temos dificuldade de avaliar. "Para a Copa do Mundo, a FIFA exigiu que os estabelecimentos fossem certificados”, afirma o diretor do ministério.
O Empresa Formal, Turismo Legal é voltado para empresas e prestadores de serviço de seis segmentos turísticos: Alimentação Fora do Lar (garçons, auxiliar de garçom, atendentes, feirantese vendedores ambulantes de produtos alimentares) ; Transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); Receptivos Locais (agentes de viagem, operadores de turismo e guias de turismo); Meios de Hospedagem (mensageiro, capitão porteiro, recepcionista governanta); Entretenimento (monitores, condutores e atendentes); e Negócios e Eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores).
O cadastramento pode ser feito pelo site www.cadastur.turismo.gov.br. No endereço eletrônico os interessados realizarão um pré-cadastro e serão informados da documentação necessária para oficializar a empresa, a ser entregue pessoalmente ou via correio.
Dia do Empresário Legal
Previsto para acontecer exclusivamente nas 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014, o Dia do Empresário Legal foi lançado nesta segunda também no hotel Praiamar, em Ponta Negra, como uma continuação da apresentação do projeto Empresa Formal, Turismo Legal. Os dois eventos fazem parte do Movimento Turismo Legal, que visitará de 17 de maio a 25 de junho 60 cidades brasileiras.
Após a abertura do evento com o nadador potiguar Clodoaldo Silva, a analista Marina Reis, do Departamento de Desenvolvimento de Comércio e Serviço do Sebrae/RN, ministrou uma palestra sobre a importância da formalização do empreendedor individual.
Após passar por Natal, o Dia do Empresário Legal segue o seguinte cronograma: Porto Alegre (19/05); Rio de Janeiro (24/05); Salvador (25/05); Fortaleza (31/05); Curitiba (01/06); Cuiabá (02/06); Recife (08/06); Belo Horizonte (15/06); Brasília (17/06); São Paulo (24/06) e Manaus (24/06).












