Setor de construção civil registra queda em agostoO avanço em serviços foi puxado por serviços técnicos, que subiram de alta de 0,26% em julho para aumento de 1,30% neste mês. |
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou dados nada otimistas para o setor de construção civil. O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M) apresentou acentuada desaceleração entre julho e agosto, ao passar de alta de 0,59% para elevação de 0,16% No ano, o indicador avança 6,31% e, nos últimos 12 meses, acumula alta de 7,71%.
Os dois grupos que compõem o INCC-M apresentaram redução no ritmo de alta entre julho e agosto. Em mão de obra, o avanço foi de alta 0,84% neste mês, ante crescimento de 0,06% no mês passado.
Já a alta do grupo materiais, equipamentos e serviços foi reduzida de crescimento de 0,35% em julho para avanço de 0,25% em agosto. Enquanto o aumento nos preços de materiais e equipamentos recuou de alta de 0,37% para crescimento 0,18% no período, o de serviços acelerou, passando de alta de 0,25% para aumento de 0,50%.
O avanço em serviços foi puxado por serviços técnicos, que subiram de alta de 0,26% em julho para aumento de 1,30% neste mês.
Das sete capitais avaliadas pela FGV, três apresentaram menores altas de preços na construção civil em agosto: Salvador, Porto Alegre, São Paulo. Em sentindo oposto, Brasília, Pelo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro.
Fonte: Valor Econômico












