NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/08/2011 08h00 - Atualizado em 26/08/2011 17h32

Mercado de casamento em alta no RN

O bom momento é comemorado pelas empresas que prestam assessoria aos noivos.

Estatísticas do Registro Civil, analisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que os solteiros têm mantido a tradição de casar no Rio Grande do Norte. Segundo a pesquisa, 85,1% das pessoas que casaram eram solteiros. O número de recasamentos - pessoas que já mantiveram união estável e estão casando pela segunda vez - também tem crescido. Entre os anos de 1999 e 2008 esse percentual saltou de 10,6% para 17,1% no Estado e a previsão é que continue crescendo nos próximos anos.

Realmente o casamento está na moda. A Síntese de Indicadores Sociais de 2010 mostra que a taxa de casamentos legais no Brasil apresentou, em 2008, o seu maior índice desde 1999, com 6,7%. A taxa de matrimônios é calculada com a divisão do número de casamentos pelo de habitantes com mais de 15 anos de idade, multiplicando o resultado por 1.000.

Se "quem casa, quer casa", quem faz festa de casamento, quer ganhar presente. Por isso, proporcionalmente ao crescimento da taxa de uniões estáveis no país, cresce também o mercado de casamentos, com destaque para as listas de presentes. Isso porque, mesmo sendo o primeiro ou o segundo casamento, as pessoas geralmente gastam o que podem nas festas e deixam as partes de decoração e utensílios domésticos para receberem de presentes. Daí a importância das listas: elas garantem que os noivos ganhem aquilo que realmente desejam.

A psicóloga Juliana Barbalho sobe ao altar no próximo mês e encontrou na lista do chá de casa nova a alternativa de ganhar tudo aquilo que queria e precisava para a casa. "Meu noivo morava em uma casa que precisava de reforma, como já tinha algumas coisas, troquei o chá de panela pelo de casa nova. Assim, dou prioridade para aquilo que realmente preciso", contou a psicóloga.

Se você ficou confuso com a nomenclatura dos eventos não se preocupe: existe chá e lista para todas as ocasiões. "Oferecemos lista de casamento, boda, aniversário, casa nova, bar, bênção e a tradicional chá de panela. Vai depender da noiva escolher o que é mais indicado para a sua festa", explicou a empresária Maylan Accioly, que comanda a Donna Casa, no Midway Mall, uma das lojas mais procuradas neste segmento.

A lista é um benefício não só para os noivos, mas para os convidados, que garantem dar um presente que terá utilidade no dia a dia da vida do novo casal. "A lista nos ajuda e auxilia também os convidados, pois recebemos o que queremos e eles compram algo que sabem que vamos gostar. Como gastamos muito na festa, os presentes se tornam uma forma de sermos recompensados", brincou.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo