14/04/2010 10h20 - Atualizado em 14/04/2010 10h20
Futuro do GNV no RN é discutido na Assembleia Legislativa |
Representantes de empresas que realizam a instalação de kits GNV e de órgãos públicos como o Detran e o INMETRO estão reunidos nesta manhã, 14, em audiência pública na Assembleia Legislativa, para debater a situação do setor de GNV no Estado.
Convocada pelo deputado estadual Leonardo Nogueira, a audiência pública é realizada com o objetivo de discutir a criação de um projeto de lei que determina a redução de IPVA para veículos convertidos a esse tipo de combustível, como forma de estimular a retomada de crescimento do setor.
O projeto de lei, de autoria do deputado Leonardo Nogueira, prevê a redução do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para cerca de 1%, a exemplo do que ocorre e outros estados do país, como Rio de Janeiro e Paraná. Com a reunião, o deputado espera que sugestões por parte da categoria interessada em reaquecer o setor de GNV no Rio Grande do Norte. “Talvez só a diminuição do IPVA não resolva o problema, mas já incentiva bastante os motoristas”, disse o deputado.
Um dos participantes da audiência é o proprietário da Potiguar Inspeções, Sunday Souza. A empresa, credenciada pelo INMETRO para realizar inspeção anual nos veículos convertidos a gás natural, tem recebido cada vez mais pedidos de retirada de kits pelos clientes. “Cinco anos atrás, nós realizávamos somente serviços de instalação e inspeção. Atualmente, cerca de 70% dos nossos serviços são de retirada de kits”, revelou o empresário.
Para ele, a criação desse projeto de lei é o primeiro passo para reverter esse quadro e incentivar os clientes a optar por essa fonte alternativa de combustível. “Além de custar menos que álcool e gasolina, o GNV é o tipo de combustível com menor emissão de agentes poluentes”, acrescenta Souza.












