Reunião de conselho discute consolidação dos pólos turÃsticos do RN |
A consolidação dos pólos turísticos do estado, o plano de ação para as cidades históricas e o debate sobre a criação de trilhas ecológicas na praia de Pirangi são alguns dos temas que serão abordados na reunião do Conselho de Turismo do Pólo Costa das Dunas na tarde desta terça-feira (18) no Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira. Representantes de diversos órgãos e instituições voltadas para o setor turístico devem participar do encontro.
O secretário estadual de turismo e conselheiro do Pólo Costa das Dunas, Múcio Sá, adianta que parte da discussão objetiva encontrar um caminho para desenvolver os pólos turísticos do RN. De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), nos últimos anos as atenções ficaram muito voltadas para o Pólo Costa das Dunas, que abrange os municípios da extensão de Baía Formosa a Pedra Grande, e os outros quatro grupos (Pólo Costa Branca, Pólo Seridó, Pólo Serrano, Pólo Agreste/Trairí) receberam menos investimentos.
“O Pólo Parque das Dunas recebeu muitos recursos para a infra-estrutura e está bem consolidado. Os outros também merecem atenção, vamos trabalhar pela inserção deles no Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur)”, afirma o secretário.
Mucio Sá revela que outro tema adiantado previamente como um dos temas da reunião é a atuação da Organização Não Governamental Oceânica em Pirangi. Segundo o titular da Setur, a intenção é transformar alguns pontos da praia em trilhas ecológicas e a ONG Oceânica ficaria responsável por promover os eventos.
Por último, o secretário destacou ainda o debate sobre a criação de um plano de ação direcionado às cidades históricas. “São municípios que têm uma importância histórica para o Rio Grande do Norte, vamos discutir a melhor forma de explorar o turismo nesses locais”, relata Múcio Sá. O plano de ação será apresentado por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Cadastur
A unidade móvel do Cadastur, órgão pertencente ao Ministério do Turismo (MTur), que está pela primeira vez no RN, será apresentada aos participantes, no Barreira Roxa. A van tem o objetivo de cadastrar os equipamentos turísticos dos Estados brasileiros, levantando os prestadores de serviço do setor nas diversas localidades do Brasil.
Até a próxima quinta-feira (20), a unidade do MTur estará em Natal, localizada na avenida Roberto Freire, em Ponta Negra, das 9h às 17h, entre o Praia Shopping e a Feira de Artesanato. Na sexta-feira, a unidade segue para a praia da Pipa, na Praça do Pescador, para levantar os equipamentos turísticos de Tibau do Sul. O sistema nacional de cadastramento, até então, era abastecido somente por meio do site do Ministério ou com o cadastro feito diretamente nas secretarias estaduais de Turismo.












