Secretário acredita que formalização vai proteger pequenos empresáriosTitular da Setur afirma que empresas ganharão embasamento técnico e jurÃdico para atuar. |
Uma forma de proteger e organizar. Essa é a avaliação do secretário estadual de turismo, Mucio Sá, sobre a formalização das micro e pequenas empresas, colocada em pauta nesta segunda-feira (17) durante a apresentação do projeto Empresa Formal, Turismo Legal, no hotel Praiamar, em Ponta Negra.
Para o titular da Secretaria Estadual de Turismo, a formalização é o melhor caminho para que os empreendimentos tenham condições de atingir o mercado turístico e assim possam crescer. “Atrair as micro e pequenas empresas que estão à margem do mercado é uma tarefa louvável”, afirma.
Mucio Sá avalia que o mercado informal é tão grande quanto o formal e que o fato de que alguns empreendedores ainda não formalizaram seus negócios acontece muitas vezes por medo. Nestes casos a reforma tributária é a principal questão. “O objetivo do governo não é morder parte dos negócios. As empresas têm medo da mordida do leão e preferem não sair do guarda chuva da informalidade”, explica.
De acordo com o secretário, ao contrário do que alguns pensam, a formalização dará proteção e segurança. “O governo tem estrutura e poderá dar todo um embasamento técnico, jurídico e profissional, além de oferecer as possibilidades de participação em feiras, projetos e rodadas de negócios”.
Além disso, Mucio Sá reforça que o cadastro oficial das empresas também possibilita ao governo trabalhar com maior organização, principalmente no que diz respeito às políticas públicas, que poderão ser planejadas em função da demanda.
Sobre o projeto Empresa Formal, Turismo Legal, o secretário espera colaborar com a campanha por meio da divulgação junto às associações. “Temos que mostrar que esse é o melhor caminho”, finaliza.












