Saúde financeira das micro e pequenas empresas é a melhor desde 2006, diz SerasaSetor industrial destaca-se com o maior Ãndice de pontualidade de pagamentos. |
A Serasa Experian lança nesta terça-feira (18), o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, que acompanha pagamentos efetuados mensalmente por uma amostra de cerca de 600 mil micros e pequenas empresas aos seus fornecedores.
O indicador revelará mensalmente com que pontualidade essas empresas realizam seus pagamentos – ou seja, se pagam em dia ou se atrasam seus compromissos –, sinalizando, assim, a saúde financeira das micro e pequenas empresas brasileiras.
O novo indicador revela que a saúde financeira das micro e pequenas empresas no Brasil atingiu o melhor nível desde 2006, quando se inicia a série do índice. No mês passado, a pontualidade de pagamentos atingiu 94,7%.
Isto significa que de cada 1000 compromissos financeiros que foram saldados em abril, 947 deles foram quitados à vista ou com no máximo 7 dias de atraso pelas micro e pequenas empresas, em todo o território nacional. As micro e pequenas representam hoje 99% do total de empresas no Brasil e geram 60% dos empregos.
Na análise por setor econômico, o estudo observou que a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas é mais elevada no setor industrial em relação aos demais setores. Isto é algo que não ocorreu apenas em abril de 2010, mas, no mês a mês, em quase 70% dos resultados, refletindo, muito provavelmente, melhores práticas de gestão das micro e pequenas empresas que atuam no setor industrial.












