IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/04/2010 11h33 - Atualizado em 14/04/2010 11h33

Mercado de modelos “premium” cresce forte em Natal

O dinheiro corre solto em Natal. Pelo menos, a julgar pela quantidade de carros da categoria premium (alto padrão) circulando pela cidade, principalmente modelos como o Discovery (Land Rover) e XC60 (Volvo). Há também os que não são exatamente classificados como premium, mas que não deixam de ser alvo de desejo dos mais abonados financeiramente, como é o caso da Pajero Full e o TR4 (Mitsubishi Motors).

O gerente geral da concessionária PG Prime, que vende as marcas Land Rover, Audi e Volvo, confirma a corrida de natalenses por estes carros, vendidos a partir de preços médios de R$ 138 mil. Em 2008, as vendas da Land Rover cresceram 217%, passando de 41 carros vendidos (2007) para 131 no ano seguinte. Já 2009, apesar de as vendas terem diminuído em relação a 2008, representam um aumento de 127% em relação a 2007, atingindo 93 veículos.

Pelo andar da carruagem (opa! muito longe das carroças), os números de 2010 devem bater os do auge do período pré-crise. No primeiro trimestre, já saíram da PG Prime 46 carros e, se mantiver essa média, pode fechar o ano em 180 carros, um acréscimo de quase 40%. E, de acordo com Santiago, há uma lista de espera de 16 pessoas. "A demanda está bem maior que oferta por causa das mudanças do modelo 2010", fala ele.

Quanto aos motivos de tamanha procuro por modelos premium, Santiago diz que elas se devem, além de uma identidade forte dos compradores com o modelo, à "maior circulação de dinheiro na cidade". "Há muitos investimentos no estado e isso se reflete na procura pelos carros. Além das modificações do produto e, claro, a vaidade, pois muita gente compra porque o empresário X ou o amigo têm um modelo igual", comenta Santiago.

Em Natal, a Land Rover é a marca com maior market share (fatia de mercado) da categoria premium. É também maior do que a participação do mesmo modelo, quando comparado aos outros estados da região Nordeste, com 63% do mercado.

Fora da categoria premium, mas com grande procura por parte dos endinheirados, estão modelos importados como o Pajero Full e Pajero TR4, da Mitsubish Motors. A assessora de marketing da Top Car, Juliana Melo, sem querer entrar em detalhes sobre os números de vendas, confirma que o mercado está aquecido.

“Os carros não demoram muito tempo expostos. Até porque eles tem o seu público cativo, tanto de pessoas com um perfil mais urbano ou os que gostam de carros off-road”, fala ela, que destaca a saída da Pajero Dakar (R$ 136.990) e do Grand Vitara (Suzuki – R$ 85 mil).


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo