Inadimplência das empresas cai 2% em marçoPara Serasa Experian, expectativas de crescimento da economia irá contribuir para diminuição do endividamento. |
A inadimplência das empresas caiu 2% em março, apresentando a décima primeira queda mensal, de acordo com a Serasa Experian. Mesmo assim, considera a empresa, ainda há margem para quedas na inadimplência nos próximos meses.
Os economistas do Serasa apontam que o principal elemento normalizador dos níveis de inadimplência deverá ser a continuidade do processo de crescimento da atividade econômica, um pouco mais brando no segundo semestre deste ano tendo em vista a ação dos freios fiscal e monetário.
Já no caso do consumidor, a atual trajetória de recuo dos índices de inadimplemento deverá ser estancada ao longo dos próximos meses. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que registrou, em março de 2010, elevação de 1,5% (a sexta mensal consecutiva), atingindo o patamar de 101,6.
Segundo os analistas, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o novo ciclo de aperto monetário iniciado em abril, e que deverá se prolongar durante o segundo semestre de 2010, tendem a contribuir para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.
Todavia, as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010 e, por consequência, do mercado de trabalho, devem ser fatores atenuantes, impedindo um descolamento mais acentuado dos níveis de inadimplência durante o segundo semestre de 2010.












