Ipea reúne lÃderes do Bric para discutir os efeitos da criseRepresentantes debatem hoje e manhã, em BrasÃlia. |
O Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) promove um encontro entre representantes dos países que compõem o conhecido grupo Bric (Brasil, Russia, Índia e China), realizado hoje, 14, e amanhã, 15, em Brasília. A Cúpula Bric, como foi chamado o encontro, tem o objetivo de discutir o papel do grupo após a crise econômica que devastou muitos países na segunda metade de 2008.
Durante o encontro, será apresentado um estudo realizado pelo Ipea sobre os diferenciais de cada país do Bric no comércio internacional, seus pontos fortes e desafios. A cúpula também discutirá o novo papel desses países no cenário mundial, com destaque para os impactos da crise financeira internacional, a dinâmica do comércio exterior, a mudança climática global e o papel dos investimentos estrangeiros diretos, entre outros.
Participam da solenidade de abertura o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota, o diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, Rathin Roy, o vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Li Yang, e os embaixadores da Índia, B. S. Prakash, da China, Qiu Xiaoqi, e da Rússia, Sergey Pogosovich Akopov.
Fonte: Agência Brasil












