IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/10/2011 16h25

Produção de pólen no RN será certificada pelo Mapa

Unidade Produtora de Pólen de Santa Luzia, que reúne 16 apicultores da localidade, passará por uma série de adequações.

Considerada como nicho do setor apícola, a produção de pólen ganhará um impulso no Rio Grande do Norte nos próximos meses. O produto será certificado e registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, através do Projeto de Apicultura, a Unidade Produtora de Pólen de Santa Luzia - comunidade rural do município de Touros - passará por um processo de adequação para se tornar a primeira com certificação no Estado. Além de atestar a qualidade do produto, o certificado ajuda a ampliar o mercado e aumentar a renda dos produtores.

Para conseguir o registro junto ao Mapa, a Unidade Produtora de Pólen de Santa Luzia, que reúne 16 apicultores da localidade, passará por uma série de adequações. Tanto instalações físicas quanto o processo de manipulação do produto serão adequados às normas do ministério. Na parte de qualificação técnica, o Sebrae também capacitará os produtores envolvidos na atividade.

"Essas medidas são decisivas para o processo de registro da unidade produtora. O Sebrae continuará realizando o trabalho de capacitação, orientação e acompanhamento dos apicultores. A partir do registro, vamos trabalhar a parte de mercado, para que o produto chegue ao consumidor final, em supermercados e farmácias", explica o gestor do Projeto de Apicultura do Sebrae-RN Lecy Gadelha.

A notícia deixou os apicultores da região otimistas. Joaz Ferreira da Silva é um deles. O produtor espera que as vendas fracionadas a supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais vão contribuir para o aumento da produção. Além disso, abrirá novas possibilidades de comercialização e crescimento da renda dos produtores.

"Depois que recebermos a certificação, queremos trabalhar bem o mercado local. As adequações vão dar mais qualidade ao pólen produzido, e isso vai refletir em mais espaço no mercado e mais lucratividade. Teremos que ampliar a produção para atender a demanda que existe. Vai ser bom para todos", acredita Joaz Ferreira. Ao agregar valor ao produto, o preço do pólen poderá crescer e atingir até R$ 35,00 por quilo. Mensalmente, os apicultores produzem cerca de 400 quilos de pólen.

Dentro do Projeto de Apicultura desenvolvido junto aos produtores de Touros, o Sebrae-RN pretende implantar o Pólo de Pólen na região do Mato Grande. A medida beneficiará apicultores dos municípios envolvidos, que unificarão a produção de diversos apiários em torno da associação já existente. A criação do Pólo é uma forma de promover o fortalecimento dos apicultores.

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo