Terminal Pesqueiro de Natal será inaugurado até o fim do ano |
O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (21), que o Terminal Pesqueiro de Natal será entregue até o final deste ano. Executada pela Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (SIN), a obra representa um investimento na ordem de R$ 36 milhões.
Quando concluído, o Terminal terá um cais com estrutura para comportar até cinco embarcações de 30 metros de comprimento de uma só vez. O empreendimento será um porto de recepção que atenderá a pesca oceânica, de maior porte, e aos pescadores pequenos. Sua capacidade para estocagem será de 50 mil quilos, e contará com serviços de beneficiamento primário de peixe, e fábrica de gelo.
De acordo com o coordenador de obras da SIN, Luciano Xavier, a primeira etapa do projeto, que consiste na construção de um cais com cerca de 150 metros de comprimento, está na fase de conclusão. “Diante do ritmo em que seguem as obras é possível afirmar que até o final deste ano, seguramente, o Terminal Pesqueiro de Natal estará funcionando”, afirma o coordenador.
A segunda fase do Terminal Pesqueiro será com a construção de um viaduto para desafogar o trânsito na Ribeira e acelerar o escoamento da produção. O viaduto vai diminuir o tempo de permanência das embarcações no cais e, consequentemente, possibilitar maior fluxo de mercadoria no terminal.
Construído à margem do Rio Potengi, em área urbana do bairro da Ribeira, a obra fortalecerá o pólo pesqueiro e impulsionará a economia do Rio Grande do Norte. “Hoje vivem da atividade pesqueira no Rio Grande do Norte cerca de 150 mil pessoas. E esse número deve subir para 200 mil potiguares – com a geração de mais 9 mil empregos diretos. Isso tudo mostra a importância e a abrangência que o Terminal Pesqueiro terá para a economia do Estado”, afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.












