Crescimento de abril sinaliza recuperação nas exportações do melãoPresidente da Proex explica que mercado europeu sinaliza para aumento de consumo. |
Após a perda de mercado internacional motivada pela crise financeira de 2008, o melão potiguar tem sinalizado para uma ótima recuperação nas exportações neste ano. Com um crescimento de 1.029 % no mês de abril em comparação com o mesmo período do ano passado, a tendência é que a fruta recupere ainda mais o seu espaço.
Em toneladas exportadas, o número passou de 255 para 2.064, o que refletiu também na crescente dos valores, de US$ 103 mil dólares arrecadados em abril de 2009 para US$ 1,029 milhão neste ano.
Para o presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex/RN), Wilson Galdino, os mercados internacionais têm mostrado que o consumo deve aumentar, o que deixa o setor de melão otimista. "O mercado lá fora dá uma sinalização de vida, principalmente o europeu, e uma melhora é aguardada", explica o presidente da Coex.
Wilson Galdino analisa que será possível ter uma referência melhor a partir da primeira quinzena do mês de agosto, quando as exportações aquecem devido ao início da safra. "Os contratos estão sendo fechados em maio e junho, e de agosto a fevereiro as exportações devem crescer", explica.
No período especificado, o presidente da Coex adianta que os números dos meses de setembro, outubro e novembro devem apresentar o pico das exportações em 2010.












