Secretário adjunto ressalta troca de experiências no 5° Salão de TurismoPara Sandro Pacheco evento será a chance de se atualizar sobre o mercado nacional. |
Uma oportunidade de se atualizar sobre o que acontece no mercado turístico e de que quebra trocar experiências. Assim o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e presidente do grupo gestor de Natal no projeto 65 Destinos Indutores, Sandro Pacheco, enxerga a participação no 5° Salão de Turismo Roteiros do Brasil, realizado entre 26 e 30 de maio no Anhembi, em São Paulo. Na oportunidade, a Sectur, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), e a Emprotur devem representar o RN.
Para Sandro Pacheco, a reunião dos gestores de todo o país proporciona a oportunidade de atualização e cooperação entre os representantes principalmente dos estados do Nordeste. "Esperamos discutir a possibilidade de uma divulgação conjunta dos pontos turísticos do Nordeste, já que apresentamos características semelhantes aos outros representantes da região", avalia o secretário adjunto da Seturde.
O presidente do grupo gestor de Natal adianta ainda que o encontro será importante em âmbito nacional, para que sejam colocadas em discussão políticas relacionas por exemplo à acessibilidade e combate ao turismo sexual. Será a chance também de adquirir conhecimento sobre segmentos turísticos como o náutico e de aventura, considerado por Pacheco como pontos a serem explorados no turismo natalense e potiguar. "Às vezes temos um problema e a solução pode estar na opinião de outro. É um somatório que ajuda todos a crescerem juntos", ressalta
Como presidente do grupo gestor do projeto 65 Destinos Indutores, Pacheco participará da reunião da Associação Nacional das Secretarias e Dirigentes de Turismo do Brasil. Além de Natal, o Rio Grande do Norte também será representado pelo município de Tibau do Sul, considerado destino indutor principalmente por abrigar a praia de Pipa.
No Salão de Turismo, cada região do país terá uma área específica dentro do pavilhão. Na lado do Nordeste, um São João deve animar o salão. De acordo com Sandro Pacheco, a atração potiguar será o forró pé de serra de Fernando Farias. Além disso, cada estado tem sua respectiva brincadeira junina. No caso do RN a selecionada foi a pescaria.
Conheça o Salão de Turismo
O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens.
O evento oferece também a exposição e venda de artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica, além de manifestações artísticas de diversas regiões do país. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).












