DÃvida dos produtores é discutidaMais de 30 mil agricultores não conseguem pagar seus empréstimos. |
A bancada do Nordeste se reuniu hoje, 14, com representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) na Câmara dos deputados. Entre os assuntos em pauta, destaque para a anistia das dívidas dos produtores rurais, proposta pela Senadora Rosalba Ciarlini. “A anistia das dívidas rurais é a única alternativa para que os agricultores do RN voltem a produzir”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira.
Segundo ele, as dívidas estão deixando os trabalhadores desassossegados. “O produtor precisa ter condições financeiras e psicológicas para produzir”, ressalta, dizendo que embora os bancos não informem o montante da dívida, mais de 30 mil agricultores tomaram empréstimos e não estão conseguindo pagá-los, somente no Rio Grande do Norte.
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que manifestou seu apoio à medida provisória que anistia as dívidas bancárias de até R$ 15 mil de pequenos e médios agricultores nordestinos, apóia também a suspensão imediata das execuções judiciais. “Muitos agricultores estão perdendo suas pequenas propriedades porque não estão pagando o financiamento aos bancos”, disse.
De acordo com o Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado, Ambrósio Lins do Nascimento, o perdão das dívidas é importante para que os potiguares que perderam a colheita durante as enchentes de 2009 possam se reerguer novamente, mas ressalta que é preciso fiscalização. “Se a anistia das dívidas não for acompanhada caso a caso, os grandes e poderosos fazendeiros vão ter as dívidas renegociadas no lugar de quem realmente faz agricultura familiar e precisa”, afirma.












