RN leva artesanato ao 5º Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine BrasilAs peças de aproximadamente 2.200 artesãos serão comercializadas e divulgadas nos cinco dias de evento. |
O artesanato do Rio Grande do Norte estará representado no V Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine Brasil, que acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de Maio, no parque Anhembi. A Secretaria de Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social – Sethas estará montando um estande de 52m2 para expor peças de artesãos de 12 municípios do estado, totalizando 2.200 artistas beneficiados, de nove cooperativas e associações.
A artesã potiguar Miraci Felipe foi indicada pelo ministério do turismo, e estará presente pela segunda vez, no estande Saber Fazer, ministrando uma oficina sobre Pintura em cerâmica Azul. Durante o evento serão distribuídos brindes promocionais como bolsas com material informativo sobre o artesanato do RN e miniaturas do Galo de Dona neném de São Gonçalo, peça símbolo do artesanato potiguar, que estará presente em toda a decoração do estande.
Segundo o coordenador de qualificação e avaliação do Proart – Programa de artesanato potiguar, Marcílio de Souza a participação do RN no evento é muito importante “para divulgar, comercializar e fechar parcerias para o artesanato”. De acordo com Marcílio as expectativas são as melhores possíveis. “Nós sempre vendemos tudo então as expectativas são grandes, ano passado nós fechamos uma parceria com a loja Daslu, de São Paulo que agora vende o artesanato do nosso estado”.
Do rio grande do norte serão destaque os pólos de artesanato do Seridó, Costa das Dunas e Agreste Trairi, com peças em cerâmicas, bordados, fibras naturais e esculturas em pedra e madeira. Também estarão presentes na feira representantes do CRACAS - Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesanato do Seridó.
No evento é estruturada uma grande mostra e exposição dos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como artesanato, moda, produtos de agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia das 26 Unidades da Federação e Distrito Federal.
*Fonte: Sethas.












