IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/11/2011 15h20

Consumo de água aumenta 571 milhões de litros em Natal e 311 milhões no RN

O volume consumido a mais seria suficiente para abastecer simultaneamente cidades inteiras como Assu, Pau dos Ferros e Caicó durante um mês e ainda sobraria água.

Dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) apontam que o volume de água consumido em Natal atingiu a marca de 3,3 bilhões de litros em setembro, 571 milhões de litros a mais que o registrado no mês de agosto.

O volume consumido a mais seria suficiente para abastecer simultaneamente cidades inteiras como Assu, Pau dos Ferros e Caicó durante um mês e ainda sobraria água.

Nos 152 municípios atendidos pela Caern, foram gastos 8,7 bilhões de litros em setembro, 311 milhões a mais que o verificado no mês anterior. Entre os principais fatores que contribuíram para o aumento no consumo de água está a temperatura, que eleva a partir de setembro e tende a aumentar ainda mais com a chegada do verão.

Embora esperado, o aumento do consumo nesta época do ano é motivo de alerta para os técnicos da Caern. Segundo o gerente da Regional Natal Sul, que abrange as zonas Leste, Oeste e Sul da capital, Lamarcos Teixeira, o volume de água que está sendo gasto ainda não é considerado preocupante, mas, caso não haja economia de água, a tendência é que algumas áreas da cidade tenham o abastecimento prejudicado na estação mais quente do ano.

"Orientamos a população a economizar água neste período, uma vez que não há como aumentar a produção e, em função do consumo desenfreado, quem mora em partes mais altas (a água chega por gravidade aos reservatórios) pode acabar enfrentando problemas no abastecimento", destaca o gerente.

A capital potiguar é responsável por quase 40% de toda a produção de água pela Caern para o Estado. O consumo por habitante (per capta) tem chegado a 400 litros em áreas de Natal e em cidades como Pau dos Ferros, onde o consumo foi de 108 milhões de litros em setembro. A média brasileira é de aproximadamente 132 litros por habitante.

Para conter o desperdício, a Companhia pretende instalar hidrômetros em todos os imóveis da capital até o ano que vem e estender a ação para o interior do Estado. Hoje, o índice de micromedição é de cerca de 80% na capital. Neste sentido, a empresa anunciou que está investindo R$ 9,6 milhões na aquisição de 90 mil hidrômetros para instalar em todo Estado. Desse total, Natal ficará com 25 mil, sendo instalados mais 15 mil medidores e substituídos 10 mil antigos por novos.

Além de medir o consumo dos imóveis, a Caern vem substituindo a antiga tubulação de cimento amianto por PVC, mais resistente, para reduzir o índice de vazamentos na rede de água. Cerca de 35 quilômetros de tubulação foram trocados em vários bairros, como Alecrim, Ribeira e Rocas.

"Mas o maior investimento é o educativo. Temos buscado conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água, através de atitudes simples, como não irrigar jardins por períodos prolongados, lavar o carro ou a calçada com a mangueira e não deixar o chuveiro ou a torneira o tempo inteiro ligados durante o banho ou a lavagem da louça. São atitudes que individualmente parecem não fazer muita diferença, mas que contam muito se reproduzidas por toda a população", destaca Lamarcos Teixeira.

Interior

O aumento do consumo de água foi verificado em praticamente todos os municípios atendidos pela Caern. Em setembro, Mossoró registrou um aumento de aproximadamente 34 milhões de litros de água em relação ao que foi consumido em agosto. No nono mês do ano, a população da segunda maior cidade do Estado consumiu 882.171 metros cúbicos de água (ou 882 milhões de litros) contra 847.995 metros cúbicos gastos no mês anterior. Ente os maiores municípios do Estado, a exceção ficou com Caicó, cujo volume de água consumido caiu de 239 milhões de litros em agosto para 223 milhões em setembro.


*Fonte: Assessoria de Imprensa da Caern

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo