Confiança do empresário industrial do RN tem redução de 4,78% em maio |
A confiança do empresário das indústrias extrativa e de transformação do Estado teve queda de 4,78% no mês de maio em relação a abril, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Este mês, o Índice alcançou 65,8 pontos, ante os 69,1 pontos registrados no mês anterior.
Segundo o estudo, a diminuição do ICEI deve-se tanto à queda no indicador de condições atuais dos negócios, quanto ao declínio do otimismo em relação ao próximo semestre. No entanto, o indicador ainda manteve-se acima dos 50 pontos, o que significa que os empresários potiguares ainda permanecem confiantes com relação à evolução dos seus negócios.
Ao fazer uma análise entre o ICEI das indústrias extrativa e de transformação (65,8 pontos), e o ICEI da construção civil (69,1 pontos), o estudo constatou que o segundo grupo de empresários estava mais confiante.
Em relação aos dados nacionais, divulgados na segunda-feira (24), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança dos empresários da indústria sofreu uma leve queda em maio, passando de 66,9 pontos em abril, para os atuais 66,3 pontos.
A avaliação atual da economia frente aos seis meses anteriores foi o componente do índice que sofreu a maior retração, ficando em 60,5 pontos, frente a 61,3 pontos em abril. A expectativa para a economia ao longo dos próximos seis meses, por outro lado, melhorou e ficou e 65,9 pontos, ante 66,4 pontos no levantamento do mês passado.
Já a expectativa para a empresa nos próximos meses passou a 70,7 pontos, ante 71,3 pontos. Entre os setores que apresentaram maior queda da confiança, superior a 2 pontos, estão alimentos, couros, calçados e química. Dos 27 setores ouvidos, apenas refino de petróleo teve um índice abaixo da média histórica.












