Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/04/2010 09h41 - Atualizado em 15/04/2010 09h41

Seminário debate fiscalização e uso de agrotóxicos

Evento segue até esta sexta-feira e reúne estudantes, pesquisadores, lideranças do agronegócio, MP, PF e Vigilância Sanitária.

Natal está sediando a edição regional Encontro de Fiscalização e Seminário Sobre Agrotóxicos, considerado o principal fórum de discussão sobre agrotóxicos no país. O evento, que começou nesta quarta-feira (14), se encerra nesta sexta (16) e é aberto ao público. Estudantes, pesquisadores, lideranças do agronegócio e representantes de órgãos como Vigilância Sanitária, Promotoria Pública e Polícia Federal, reunidos no Hotel Holiday Inn Express, discutem um modelo que harmonizem os procedimentos de fiscalização estaduais.

Divididos em grupos de trabalho, representantes de todos os estados da região Nordeste do país apresentarão os procedimentos adotados na fiscalização de agrotóxicos que serão levados para discussão durante o 8º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, que este ano será realizado no mês de junho, em São Luís, no Maranhão.

Segundo o Coordenador de Sanidade Vegetal do Idiarn, Magnos Bezerra de Lacerda, durante os três dias do encontro, os técnicos pretendem traçar um diagnóstico da fiscalização de agrotóxicos na região Nordeste a partir da apresentação de iniciativas que possibilitem o uso responsável destes produtos com a finalidade de harmonizar os procedimentos de fiscalização nos estados adequando-os à legislação federal.
Destinado a fiscais agropecuários federais e estaduais, o evento contará com a participação de representantes do setor de insumos agropecuários, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e de órgãos envolvidos na fiscalização de agrotóxicos através dos órgãos de vigilância sanitária e ambiental.

Os resultados serão apresentados na edição nacional do evento, em São Luís do Maranhão, de 14 a 17 de junho. O seminário conta com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o mercado brasileiro de agrotóxicos é o maior do mundo, com 107 empresas aptas a registrar produtos, e representa 16% do mercado mundial. Só em 2009, foram vendidas mais de 780 mil toneladas de produtos em nosso país. O Brasil também ocupa a sexta posição no ranking mundial de importação de agrotóxicos. A entrada desses produtos em território nacional aumentou 236%, entre 2000 e 2007.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo