NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/01/2012 18h09

Empresa do setor mineral desenvolverá projetos ambientais em área explorada

O empreendimento que irá produzir 5 mil toneladas/mês de minerais industriais não metálicos será localizado no município de Parelhas.

Por: Annapaula Freire

Com inauguração prevista para esta sexta-feira (20), a Casa Grande Mineração Ltda, empresa especializada na moagem de feldspato tem, entre seus compromissos, diversos projetos ambientais. A inauguração do empreendimento que irá produzir 5 mil toneladas/mês de minerais industriais não metálicos, ou seja, uma produção anual de 60 mil toneladas será às 19h, no município de Parelhas.

Os projetos ambientais em desenvolvimento na CGM têm como objetivo o atendimento à legislação ambiental aplicável a cada atividade da empresa, nos níveis federal, estadual e municipal e a redução dos impactos ao meio ambiente e às comunidades nas áreas de influência direta destas atividades. São investimentos realizados para a melhoria no Replantio e Recuperação de Áreas Degradadas.

Por imposição legal, todas as áreas operacionais de mineração realizam a recuperação das áreas degradadas por sua atividade, de acordo com as práticas estabelecidas no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas constante da Licença Ambiental respectiva. Para a recuperação de áreas degradadas, a CGM adota três métodos básicos: a hidrossemeadura, o plantio direto de mudas e sementes e ao replantio induzido pela disposição de matéria orgânica (lixo verde), de acordo com o relevo e tipo do solo a ser recuperado.

Preocupações

Em informe à imprensa, a CGM já esclarece suas preocupações com a causa ambiental. Entre as iniciativas: mantém suas licenças ambientais junto aos órgãos como DNPM, Ibama e Idema; dispõe de recursos técnicos e financeiros para execução dos estudos ambientais exigidos no licenciamento; e Mantém um sistema de implantação do plano de recuperação de área degrada pela atividade de mineração aprovado pelo órgão ambiental competente, que contempla o uso futuro da área de influência da mina, após o seu fechamento.

A empresa realiza também ações junto a várias comunidades da região, além de manter uma equipe técnica especializada e permanentemente atualizada quanto aos instrumentos de gerenciamento ambiental.

O Diretor-presidente da CGM, João Leal, afirma: “quanto à relação entre mineração e meio ambiente julgo imprescindível um permanente entrosamento entre o órgão normalizador da mineração e os órgãos ambientais fiscalizadores. (...) Nós, empreendedores, devemos tomar ações preventivas para minimizar os conflitos”.

A empresa teve um investimento superior a R$ 15 milhões e vai oferecer 110 empregos diretos e mais de 300 indiretos, tendo como um dos incentivos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial - Proadi.
 
Utilizando alta tecnologia, a Casa Grande Mineração produz matéria-prima apta para produção de diversos segmentos industriais, como plástico, papel, borracha, PVC, tintas, creme dental, abrasivos, louça de mesa e sanitária, isoladores, porcelanato, pisos e revestimentos, entre outra gama de produtos.

Fonte: com informações da Assessoria de Imprensa da Casa Grande Mineração Ltda


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo