Independentes podem ser rentáveis no setor petrolÃfero do RNTema ganhou destaque no XI Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural. |
A boa rentabilidade que pode ser gerada pelas empresas independentes no setor petrolífero do Rio Grande do Norte ganhou destaque no XI Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades.
Em sua palestra no evento, o deputado federal Betinho Rosado (DEM) ressaltou que a atuação deste tipo de empresa pode ser importante principalmente com a cessão dos campos maduros por parte da Petrobras no seu processo de capitalização, que faz parte de uma Emenda no relatório de Pré-sal e de autoria do parlamentar potiguar.
Durante o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, ele citou exemplo de outros países onde empresas independentes atuam e promovem desenvolvimento. “No Canadá, chegam a gerar 300 mil empregos”, informou. “Além disso, pode promover redução na carga tributária e pode dinamizar a economia da região onde seja instalada”, completou.
Rosado falou sobre “os campos maduros de Petróleo e Gás e sua importância para o desenvolvimento da economia potiguar”, citando as áreas da região de Mossoró.
O seminário teve como objetivo democratizar e potencializar as estratégias do Governo Brasileiro, em busca de um melhor desempenho na cadeia produtiva do Petróleo e a de Gás Natural.
Além disso, na ocasião também foi promovida uma reflexão à Política Nacional e Externa do País, sobretudo na matéria do marco regulatório para a exploração de petróleo e gás natural nas áreas do pré-sal. Estarão em pauta, portanto, o regime de partilha (PLC 16/10), e ainda o fundo social (PLC7/10).
Com informações da assessoria do deputado Betinho Rosado*












