Indicador da evolução da produção industrial no RN registra 55,87 pontos em abril |
O indicador de evolução da produção industrial no Rio Grande do Norte apresentou recuo de 11,57%, passando de 63,1 para 55,87 pontos. Os dados são da Sondagem Industrial CNI/Fiern, realizada entre os dias 3 e 20 de maio.
Segundo a pesquisa, embora tenha caído, o índice ainda aponta situação favorável da produção industrial em relação ao mês anterior na medida em que ficou acima dos 50 pontos. A indústria potiguar estava operando em nível usual para os meses de abril.
A Sondagem aponta ainda que o indicador de utilização da capacidade instalada (UCI) efetiva em relação ao usual recuou de 56,9 pontos em março (o que mostrava nível de utilização acima do usual para os meses de março) para 50,6 pontos em abril, indicando que na avaliação dos empresários a utilização da capacidade instalada ficou dentro do padrão para um mês de abril.

Na média da indústria, os estoques de produtos finais situaram-se abaixo do planejado, conforme indicador de 43,2 pontos (valores abaixo de 50 pontos indicam estoques abaixo do planejado).
A pesquisa ainda indica que as expectativas para os próximos seis meses seguem positivas. O indicador de evolução da demanda manteve-se praticamente inalterado, passando de 63,4 para 63,5 pontos.
Já o indicador referente às compras de matérias-primas aumentou 1,15%, de 61,1 para 61,8 pontos (valores acima de 50 pontos indicam otimismo). No que tange à quantidade exportada, o indicador recuou 22,25%, passando de 36,4 para 28,3 pontos, revelando que o pessimismo com relação à evolução futura das exportações está mais disseminado pela indústria potiguar.












