NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/05/2010 18h59 - Atualizado em 28/05/2010 18h59

Procon Natal constata irregularidades em banco da zona Sul

O tempo de espera dos clientes foi um dos problemas observados na visita.

Em mais um dia de fiscalização aos bancos da capital potiguar, o Procon Natal constatou outras irregularidades. Na visita ao Banco do Brasil do Natal Shopping nesta sexta-feira (28) foram observados dois problemas: o tempo que os clientes levam para serem atendidos e a exposição dos tópicos da Lei 5.671, que trata dos direitos do consumidor.

O diretor de assessoria jurídica do Procon Natal, Jandir Olinto, relatou que os clientes esperavam em média uma hora para receberem atendimento, quando o tempo máximo de espera deveria ser 30 minutos em dias da semana. "Um cliente chegou a esperar uma hora e 50 minutos na fila", afirma Olinto.

O outro problema visto na agência diz respeito à forma como estava exposta a Lei 5.6271. De acordo com o diretor de assessoria jurídica além de estarem em caracteres pequenos, os tópicos também apresentavam irregularidades. "A informação estava incompleta, pois não constavam as alterações realizadas na lei em 2005", ressalta.

Jandir Olinto informou ainda que foi feito um termo de constatação da visita no qual será dado um prazo de 10 dias para que as adequações sejam feitas. Com as irregularidades registradas o banco está sujeito a penalizações que vão desde aplicação de multas até a cassação do álvara de funcionamento do estabelecimento. Esta última somente em casos de reincidência.

Antes da visita ao Banco do Brasil do Natal Shoping, o Procon Natal esteve na agência de Igapó, bairro da zona Norte, no entanto ficou constatado que o estabelecimento pertencia ao município de São Gonçalo do Amarante e a fiscalização não pôde ser feita. O órgão vai continuar sua visita aos bancos na próxima semana. A pretensão é fiscalizar 79 estabelecimentos.

Doação

Em fiscalização realizada na semana passada em um supermercado da capital, o Procon apreendeu 40 quilos de pescado, que nesta semana foram doados à instituição Tributo à Criança. De acordo com Jandir Olinto, o material foi apreendido pois estava sem a informação do prazo de validade apesar de estar em bom estado.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo