Emoção e homenagens marcam a abertura do 28o Encontro de Sindicatos do Comércio e ServiçosCerca de 2 mil pessoas lotaram o pavilhão Morton Mariz; No evento, o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, recebeu título de Cidadão Norte-rio-grandense. |
Por: Luciano Kleiber
Uma noite para celebrar a força e a importância do setor de Comércio, Serviços e Turismo no contexto econômico nacional. Assim foi a abertura da 28a. Edição do Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do segmento, realizada na noite desta quarta-feira, 16, no Centro de Convenções de Natal.
Cerca de 2 mil pessoas lotaram o pavilhão Morton Mariz e assistiram, além da solenidade em si, pelo menos dois momentos particularmente emocionantes: a entrega do Título de Cidadão Norte-rio-grandense ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Oliveira Santos, e o show do premiado projeto Parcerias Sinfônicas, realizado pelo Sistema Fecomércio RN, através do SESC e que reúne a Orquestra Sinfônica da UFRN, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do Estado do RN (Sicomércio RN), George Ramalho, principal organizador do evento (que tem ainda a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado) também se mostrou emocionado na solenidade: "Estamos honrados em receber este evento tão importante para o sindicalismo brasileiro. Esperamos atender às expectativas dos participantes, pois é batalhamos por mais de um ano para trazer este evento para Natal e trabalhamos duro na sua organização", afirmou ele ao proferir o discurso de abertura.
Logo após a fala do presidente do Sicomércio, foi a vez do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças a Acessórios para Veículo do RN, Itamar Manso Maciel Júnior, em nome da Comissão Organizadora do evento, anunciar as delegações presentes, representantes de todos os 26 estados do país e mais o Distrito Federal.
O primeiro momento de emoção foi a entrega do Título de Cidadão Norte-rio-grandense ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio Oliveira Santos. Proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota, e aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, a homenagem comoveu o líder máximo do segmento de Comércio, Serviços e Turismo do país.
O presidente da CNC mostrou-se honrado com a homenagem: "É com muita emoção que recebo o título de cidadão norte-riograndense. Eu, que gosto muito dessa terra, estou orgulhoso do quanto o sindicalismo é forte aqui no RN, pois a meu ver, receber esse título é uma demonstração da luta da Federação do Comércio e dos sindicatos do RN em busca da representatividade nacional. Além disso, no atual momento de crise econômica mundial, o Nordeste brasileiro está se mostrando forte e independente, alavancando empregos no setor de comércio e desenvolvendo o turismo também como forma de gerar cada vez mais postos de trabalho", afirmou Antônio Oliveira Santos, que também destacou a sua ligação emocional com o RN pelo fato de ter estado aqui diversas vezes nos anos 70 e 80 a convite do seu antecessor no comando da CNC. "Impossível vir a Natal e não me recordar do meu amigo e a quem sucedi na presidente da Confederação, o saudoso senador Jessé Freire", disse ele, arrancando aplausos da plateia.
O presidente da Assembleia Legislativa destacou o apoio que vem sendo dado pela CNC aos projetos e ações do Sistema Fecomércio RN, com reflexo diretos na vida de todos os potiguares. "A noite hoje é de alegria e de muita honra pela oportunidade que estou tendo de representar meus colegas e conceder ao presidente da CNC, a cidadania potiguar", disse Ricardo Mota. "Estamos entregando esse título a um líder que vem contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que o setor de comércio é o que mais gera emprego no cenário local e nacional, isso sem falar das iniciativas do SESC e do Senac que atuam na qualificação de profissionais, uma necessidade cada vez maior do mercado", pontuou ele.
Encerrando a solenidade de abertura, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz. "É com muita alegria que Natal recebe congressistas de todo o país, para discutir um tema tão importante como as reformas sindicais. Esperamos que após essa jornada todos saiam daqui com uma nova visão do sindicalismo brasileiro". Queiroz também se mostrou satisfeito com a entrega do título ao presidente da CNC: "Nós da Fecomércio RN, estamos muito felizes em presenciar este momento tão importante. Antônio de Oliveira Santos, é um batalhador e defensor das federações de estados menores e apoiador de todas a iniciativas do Sistema Fecomércio RN. Obrigado pelo apoio incondicional que sempre nos foi ofertado", disse.
A noite foi encerrada em grande estilo com um show da Orquestra Sinfônica da UFRN, em parceria com a cantora Camila Masiso e com a participação especial do músico Diogo Guanabara, em mais uma edição do projeto "Parcerias Sinfônicas", do SESC RN, suceso de público e crítica desde o ano passado. O show, que mescla composições de artistas potiguares com grandes sucesso da MPB emocinou e arrancou muitos aplausos e elogios de todos.
Durante a apresentação, o artista plástico Flávio Freitas pintou um quadro inspirado no show que foi presenteado ao presidente da CNC. Quando anunciou a homenagem, a cantora Camila Masiso fez questão de dedicar a apresentação da noite a Antonio Oliveira Santos.
O 28o. Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo segue até a próxima sexta-feira, 18 e terá palestrantes de renome nacional como o consultor Stephen Kanitz e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho.












