Atraso do pagamento do "Programa do Leite" traz dificuldades para pecuária leiteira |
O atraso do pagamento do “Programa do Leite” em quase R$ 9 milhões tem colocado o programa em risco no estado como foi divulgado pelo Portal Mercado Aberto no final de semana. Para tratar do assunto haverá uma entrevista coletiva nesta terça-feira (1º), às 10 horas, Federação da Agricultura e Pecuária do RN.
Como foi mostrado pela matéria "Programa do Leite corre o risco de parar no Rio Grande do Norte”, publicada pelo Mercado Aberto, no sábado (29), o Governo do Estado alega que o pagamento depende da votação na Assembleia Legislativa do projeto que amplia a margem de remanejamento de recursos no Orçamento Geral do Estado.
Em entrevista ao portal o secretário estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), atual responsável pelo Programa, Gercino Saraiva, a não votação do projeto impede a utilização dos recursos do programa. “Sem a aprovação, o governo não pode repassar os recursos. Estamos devendo e alguns dos produtores já pararam os trabalhos por falta de recursos para dar continuidade à produção”, disse ao Mercado Aberto.
Na última sexta-feira (28), a Emater também divulgou uma nota demonstrando a preocupação com a não votação do projeto que ameaça parar também o programa “Compra Direta”. “Sem o repasse dos recursos, os programas ficam parados. Não podemos fazer a compra dos alimentos, nem realizar pagamentos. A indefinição dos parlamentares coloca em risco toda a cadeia produtiva beneficiada pelos programas”, declarou o presidente da Emater RN Henderson Magalhães à reportagem do Portal Mercado Aberto.
Na coletiva desta terça-feira, além da FAERN estarão presentes os presidentes e diretores do SIndicato das Indústrias de Laticinios e Produtos Derivados do RN, do Sindicato dos Produtores de Leite e da Associação Norte-rio-grandense de Criadores.












