Intenção de Consumo das Famílias mantém-se estável em julhoSegundo dados da CNC, o índice apresentou leve aumento de 0,1% (135,4 pontos) em julho, na comparação com o mês imediatamente anterior, e alta de 1,3% em relação a julho de 2011. |
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou leve aumento de 0,1% (135,4 pontos) em julho, na comparação com o mês imediatamente anterior, e alta de 1,3% em relação a julho de 2011.
O alto nível de comprometimento de renda e da inadimplência ainda impede uma escalada mais forte da disposição ao consumo, apontam os economistas da CNC.
Contudo, mesmo com uma menor confiança em relação ao mercado de trabalho, a manutenção do aumento real da renda e da baixa taxa de desemprego, além da prorrogação dos estímulos ao consumo, ainda sustenta a confiança das famílias brasileiras em um patamar superior em relação ao mesmo período do ano passado. Os índices se mantêm acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, constituindo-se numa ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.
*Fonte: CNC












