Empresários industriais do RN estão menos confiantes em agostoÉ o que revela recente pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern); o índice caiu 5,13%. |
Os empresários industriais do Rio Grande do Norte estão menos confiantes em agosto. O Índice de Confiança do Empresário Industrial - ICEI caiu 5,13%, ao passar de 56,5 para 53,6 pontos entre julho e agosto.
A falta de reação da economia e, particularmente, do setor industrial aos incentivos oferecidos pelo governo federal com o intuito de reaquecer o consumo continua afetando a confiança do empresário potiguar.
Nem mesmo a queda recente dos juros tem sido capaz de mudar a percepção dos executivos quanto ao ambiente dos negócios. A incerteza do cenário externo também tem influenciado desfavoravelmente a tomada de decisões de curto prazo.
Em agosto, o ICEI atingiu o menor nível mensal desde janeiro de 2011. Tanto as pequenas empresas quanto as de médio e grande porte convergiram na tendência de queda da confiança. A Indústria da Construção é quem puxou o ICEI para baixo, enquanto os executivos das indústrias extrativas e de transformação reportaram estabilidade no nível de confiança.
A maioria dos empresários potiguares consultados apontou piora nas condições atuais da economia brasileira, da economia estadual e da sua própria empresa. As expectativas com relação aos próximos seis meses, por seu turno, são também menos otimistas.
Em matéria de menor confiança, o Rio Grande do Norte não acompanhou a tendência nacional, que revelou aumento na confiança empresarial.
*Fonte: Fiern












