Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

01/06/2010 17h45 - Atualizado em 01/06/2010 17h45

Codern espera queda nos preços de importados após aprofundamento do porto

Ordem de serviço para obras de dragaem foi assinada na manhã desta terça-feira no cais.

A dragagem do Porto de Natal, que aumentará a profundidade do canal do Rio Potengi de 10 metros para 12,5 m, deve diminuir os preços dos produtos importados e de quebra aumentar a competitividade do Rio Grande do Norte nas exportações. Esta é a expectativa do diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes, após a assinatura da ordem de serviço para as obras na manhã desta terça-feira (1°) no cais do porto.

O aprofundamento do Porto de Natal duplicará a capacidade de carga recebida hoje. Segundo Emerson Fernandes, de 25 mil toneladas o local passará a receber até mais que o dobro, de 50 a 55 mil, o que possibilitará a vinda de navios maiores para a capital potiguar. Para Fernandes, o diferencial aparecerá nos preços dos importados, que seriam abatidos pela queda em custos então desnecessários com a nova capacidade do porto.

O diretor-presidente da Codern exemplifica que com a dragagem, produtos trazidos por navios que antes atracavam em outros estados nordestinos exatamente pela incapacidade do Porto de Natal em receber mais de 25 mil toneladas, poderão desembarcar na capital potiguar. “O custo com transporte rodoviário para trazer a carga para cá deixa de existir”, afirma Emerson Fernandes. O fator reforça a expectativa de recuo nos preços de frete.

Além disso, Fernandes relata ainda que o aumento da capacidade do porto também reflete em quedas nos gastos com combustível e tripulação, defendidos pelo diretor-presidente da Codern como  fatores para o abatimento no frete. Outra expectativa de Emerson Fernandes diz respeito ao aumento da competitividade potiguar como mercado exportador, com a possibilidade de levar cargas maiores aos compradores internacionais.

“Com a ordem de serviço dada hoje vamos de encontro ao nosso objetivo de tornar o Porto de Natal um indutor do desenvolvimento econômico do estado”, ressalta Fernades. A conclusão da obra, prevista para daqui a cinco ou seis meses, está orçada em 34,4 milhões com recursos liberados pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a dragagem, o canal do Rio Potengi supera o de Cabedelo (PB), que tem 10m, e o de Recife (PE), que recentemente passou por uma dragagem para aprofundar seu canal para 11m.

A solenidade realizada na manhã desta terça no cais do Porto de Natal teve ainda a participação do diretor de Planejamento Portuário da SEP, Jorge Luiz Zuma e Maia, que representou o ministro dos Portos, Pedro Brito, além do capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, comandante Alan Kardec Mota e do diretor da empresa Bandeirantes Dragagem, Ricardo Sudaiha. Representando o governo estiveram no cais o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, e o secretário de Recursos Hídricos, Lázaro Mangabeira.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo